segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Geral / Vigilância orienta escolas sobre cobrança do certificado de vacinação nas rematrículas
Foto: Leandro Schmidt/Arquivo PMC

Vigilância orienta escolas sobre cobrança do certificado de vacinação nas rematrículas

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Chapecó vai cobrar das escolas o cumprimento da Lei estadual 17.821, que trata da obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação completa para a matrícula tanto na rede pública de ensino, quanto na rede privada. A lei até prevê um prazo de 30 dias para apresentação, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Na manhã desta quinta-feira foi realizada uma reunião “on line” com representantes das escolas municipais e estaduais, públicas e privadas. Representando a secretaria de Saúde participaram da reunião o coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, a enfermeira responsável pelo Plano Nacional de Imunização em Chapecó, Beatriz Zanfir Damaren, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica responsável pelo Sistena de Informação de Agravos de Notificação, Láisa Jantsch Bandeira.

A equipe da Vigilância ressaltou que houve uma redução na cobertura da vacinação no país, que antes da pandemia era de cerca de 90%, para números atuais em torno de 60%.

Um exemplo é a atual campanha de vacinação, que teve que ser prorrogada até 30 de setembro, por baixa adesão. No país a vacinação está em 34% e, em Chapecó, 40%.

Lembrando que as 26 unidades de saúde estão vacinando de segunda sexta-feira e, no feriado da Independência, foi aberta a unidade da Efapi.

No sábado, mais um horário extra de vacinação, com a unidade de Saúde Norte aberta das 8h às 11h e das 13h às 16h30, para vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um a cinco anos, e também atualização de oturas vacinas, para o público até 15 anos. Para este público estão disponíveis as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura recomenda uso dos créditos do estacionamento rotativo até o final do mês

A partir de janeiro uma nova empresa, a Vago, vai assumir o estacionamento rotativo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.