segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Geral / A conta das cirurgias não vai bater
Foto: Cristiano Andujar / Secom

A conta das cirurgias não vai bater

Não é surpresa o fato do programa tão anunciado pelo Governo do Estado para zerar a fila de cirurgias eletivas estar atrasado. É claro que existiriam intempéries que prejudicariam o andamento do projeto e, até aí, tudo bem. O problema começa quando além de não conseguir cumprir com esta demanda, o governo ainda deixa de lado outros pontos que deveriam ter total atenção, como a questão dos leitos de UTI no estado, por exemplo. Ah, mas foram abertos novos leitos. Ok. Mas os novos leitos resolveram o problema? Não! Ele persiste, assim como irá persistir a fila de cirurgias porque sempre existirá no estado alguém a espera de uma.

O prazo do governador Jorginho Mello (PL) termina em julho, mas seria preciso uma força tarefa gigantesca para cumpri-lo. De acordo com a Secretária do Estado da Educação, o governo segue comprometido em acelerar a realização das cirurgias eletivas e, até o momento.

A fila, formada entre 2017 e 30 de janeiro de 2023, tinha 105.340 pessoas na espera. Desde fevereiro, quando o projeto foi lançado, foram realizadas 37.368 cirurgias.
Fazendo uma conta de padaria, o estado deveria ter realizado mais de 17 mil cirurgias por mês, porém, foram realizadas pouco mais de 9 mil mensal. Ou seja, a conta não vai bater.

Já foi dito aqui nesta Coluna, mais de uma vez, que o governo precisa eleger suas prioridades e buscar saná-las antes de dar o próximo passo. E isto não vale só para a saúde.

 

Siderópolis

Ainda sobre a cerimônia de posse de Otmar Muller como presidente da SCGÁS, durante o evento ainda foi realizada a assinatura da Resolução Aresc n° 256, que autoriza a instalação de um novo ponto de entrada de gás em Siderópolis e o protocolo institucional para a implantação do 10° ponto de entrega de Gás Natural no Estado. A SCGÁS, em protocolo institucional com a Transportadora Brasileira do Gasoduto Bolívia Brasil (TBG) ampliará sua capacidade de oferta de gás natural saindo dos seus 1,255 milhões de metros cúbicos/dia para mais de 3,055 milhões de metros cúbicos/dia, mais que dobrando a capacidade de oferta de gás natural na região. O investimento está estimado em R$ 38 milhões.

Foto: SCGás/Divulgação

 

Expomar

Maior polo pesqueiro industrial do Brasil, Itajaí sediará a primeira edição da ExpoMAR, feira e congresso sobre pesca, maricultura e logística, nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Evento apontará ações e perspectivas para o setor pesqueiro do Brasil, reunindo todas as cadeias produtivas e de negócios que atendem a pesca, a maricultura e a logística.

“A ExpoMAR será a vitrine da pesca e da maricultura no Brasil. Um evento internacional como este é extremamente relevante para toda a cadeia do pescado. A feira e o congresso englobam negócios, trabalhos científicos e apresentam tecnologias, tendências e debates com temáticas fundamentais para o setor”, aponta o presidente da ExpoMAR  e ex-Ministro da Pesca, Altemir Gregolin.

 

 

Alta complexidade

A Quantum Engenharia, presente em diversas cidades no Estado de Santa Catarina, montou um quebra-cabeça logístico para realizar a ampliação da capacidade da subestação de Itajaí/Salseiros.  O processo de modernização da unidade consistiu no desmonte sequencial da estrutura, para depois remontá-la com os novos equipamentos e o grande desafio foi realizar tudo isto sem interromper o fornecimento de energia à população. Outro diferencial do projeto está no uso de 10 módulos híbridos que, além de mais modernos, são equipamentos compactos e proporcionam melhor aproveitamento do espaço físico da subestação. Atualmente, a empresa está trabalhando na implantação e/ou reforma e ampliação em outras subestações pelo Estado, nas cidades de Joinville, Santo Amaro da Imperatriz, Guaramirim, São José e Papanduva.

 

Aprovado

Avançou na Assembleia Legislativa o projeto de Lei que institui o Junho Verde em Santa Catarina. A iniciativa é do deputado Delegado Egídio (PTB) e foi aprovada nesta terça-feira (6) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O objetivo é promover a conscientização da população sobre a conservação do meio ambiente, por meio do controle sustentável de recursos naturais e a redução da poluição dos ecossistemas.

 

Habitação

O Governo de Santa Catarina iniciou nesta semana o processo de elaboração do Diagnóstico Estadual de Habitação de Interesse Social, para ter um levantamento da realidade em todos os municípios e do déficit habitacional do estado. Este déficit engloba o número de famílias sem moradia ou mesmo que vivem em condições de moradia precárias, como as construídas com materiais improvisados, habitações em área de risco, e até imóveis que abrigam um número excessivo de pessoas. O questionário de habitação foi enviado a todas as cidades catarinenses e deve ser respondido pelos gestores até o dia 23 de junho.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

 

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura recomenda uso dos créditos do estacionamento rotativo até o final do mês

A partir de janeiro uma nova empresa, a Vago, vai assumir o estacionamento rotativo de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.