domingo , 15 dezembro 2024
Home / Chapecó / Abertura de Exposição “Emersão” da artista visual Susanne Schirato, na Galeria Neocy Fin em Chapecó

Abertura de Exposição “Emersão” da artista visual Susanne Schirato, na Galeria Neocy Fin em Chapecó

Dia 6 de dezembro, sexta-feira, às 15 horas a abertura da Exposição “Emersão” da artista visual Susanne Schirato na Galeria Neocy Fin. O projeto foi selecionado do Edital de Chamamento Público N° 004/2024 para realização de Exposições de Artes Visuais na Galeria Neocy Fin, espaço que fica localizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
A exposição Emersão leva o público ao universo das cavernas submersas, explorando a imersão em ambientes aquáticos extremos, onde luz, pressão e tempo reconfiguram o corpo no espaço. Com experiência em expedições na Antártica, Ártico e Brasil, Schirato apresenta dez obras — entre pinturas, objetos e instalações — que conectam o mundo submerso e a superfície. A artista recria procedimentos da pesquisa subaquática, propondo um encontro entre ciência e sensibilidade. Em Emersão, o público vivencia as condições extremas e as revelações da exploração subaquática, refletindo sobre a relação entre o visível e o invisível na natureza.

Sobre a artista

Susanne Schirato, nascida em 1978 em São Paulo, onde atualmente vive e atua, é formada em Artes Visuais pela Escola Panamericana de Arte de São Paulo e possui pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FAAP. Em sua pesquisa, o pensar científico intimamente relacionado com a exploração, o mapeamento de cavernas alagadas e a colaboração em projetos de pesquisa subaquática são os veículos de reflexão sobre corpo, história e sociedade. A participação em expedições como Antártica e Ártico, assim como inúmeras expedições no Brasil fazem parte das experiências impressas na produção. A pesquisa alinhava o subterrâneo submerso e a superfície civilizada com trabalhos que carregam uma transcrição formal dos mais variados aspectos do mergulho utilizando a relação com o tempo, a pressão, os equipamentos, a sensação física, a visibilidade, o risco de morte e a paisagem encontrada abaixo da superfície. Metodologias e procedimentos comuns da ciência são frequentemente recriados e utilizados como estrutura de produção, sendo dessa maneira, ferramentas para a tradução do submerso para a arte.

Serviço:
Local: Galeria Neocy Fin. Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Rua Assis Brasil, 20D, Centro, Chapecó/SC.
Abertura: Dia 6 de dezembro de 2024, 15 horas.
Período: De 7 de dezembro de 2024 a 28 de março de 2025.
Horários: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.
Agendamentos de visitas mediadas: (49) 3319-1005
Projeto selecionado no Edital de Chamamento Público N° 004/2024 – Exposições de Artes Visuais na Galeria Neocy Fin.

 

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.