Domingo (10), ocorreu o encerramento do “Festival Santa Catarina Canta”, realizado em Florianópolis. Lançado em abril deste ano, teve cerca de 400 cantores selecionados entre os 1.088 inscritos no concurso. A final reuniu cantores das seis regiões – Norte, Sul, Vale do Itajaí, Oeste, Serra e Grande Florianópolis.
Chapecó esteve representada por Kyara Isabelli Zanivan da Silva, estudante da EBM Fedelino Machado dos Santos, no bairro Efapi. Na ocasião, Kyara competiu em dupla com a cantora Thais, de São Miguel do Oeste.
“A gente achava que concorrer por Chapecó nas seletivas seria mais difícil, então, a Taís e eu conversamos e fizemos a inscrição por São Miguel do Oeste. Como ela mora lá, a logística de ensaios, coisas do Instagram, escolhas de roupas entre outras coisas foi bem complicadinha. Praticamente, quase todo final de semana ela vinha pra cá ou eu ia pra lá”, comentou Kyara.
Os pais de ambas as adolescentes são cantores e por isso a trajetória delas e da família em festivais é longa, o que facilita a tomada de decisões importantes, como por exemplo a escolha das músicas. “Participamos de três etapas, a primeira foi por vídeo, a segunda, que foi a semifinal, foi em São Miguel do Oeste e, por fim, a final em Florianópolis. Subir no palco e cantar para todo o estado foi maravilhoso. Fomos muito bem recebidas pelo público. Cantamos bem, fizemos o nosso melhor, e conquistamos o primeiro lugar”, complementou.
Os critérios utilizados pelos jurados durante as audições e na final foram: técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com a plateia. Na ocasião, os vencedores tiveram a oportunidade de cantar com Michel Teló e a camerata de Florianópolis.
A Secretária de Educação, Daniela Moratelli, elogiou a estudante pela conquista. “Nossas escolas estão cheias de crianças e estudantes talentosos, que se desafiam em competições municipais, estaduais ou nacionais para mostrar suas habilidades. Parabéns, Kyara, por representar tão bem a nossa cidade e a Rede Municipal de ensino”, disse.
Fonte: Imprensa/PMC