No domingo (08) os alunos da Fábrica de Gaiteiros de Chapecó participaram do 3º Festival Internacional da Gaita na cidade de Barra do Ribeiro-RS. O festival reuniu artistas brasileiros e estrangeiros com o objetivo de difundir e celebrar a gaita, instrumento base da cultura gaúcha e brasileira sobretudo.
Ao todo mais de 600 crianças fizeram parte do espetáculo musical na tarde de domingo, e mais de 3 mil pessoas acompanharam os gaiteirinhos, capitaneados por Borghetti e os professores. O show ainda contou com a participação especialíssima do cantor Daniel Torres na canção Mercedita. O Projeto em Chapecó é mantido pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Fundação Cultural de Chapecó e as aulas acontecem na Escola de Artes de Chapecó.
Conforme o coordenador da unidade de Chapecó, Luiz Felipe Schabarum, o evento é uma oportunidade para os alunos se aproximarem de vários artistas cujas obras são difundidas dentro do projeto, a exemplo do próprio Renato Borghetti, Gaúcho da Fronteira, Antônio Tarrago Ros, entre outros que marcaram presença no festival. “Além de estimular a sociabilidade dos alunos com as demais crianças e público, o evento dá uma injeção de ânimo nas famílias, para que sigam incentivando seus filhos no aprendizado”, comentou.
Para o idealizador Renato Borghetti, o festival representou acima de tudo a superação do povo gaúcho, pois a sede da fábrica de gaiteiros havia sido fortemente atingida pelas enchentes de maio e apenas com a mão de obra dos envolvidos no projeto, a fábrica voltou a pleno funcionamento, e pode ainda coroar o ano com o festival.
Para o músico nativista Leonel Gomez, o festival representa a esperança de que a gaita de botão continuará somando e produzindo frutos, assegurando assim a perpetuação do instrumento na cultura regional.
Fonte: Imprensa/PMC