Com objetivo de repassar informações sobre o planejamento da operação censitária e a importância do engajamento das entidades, na manhã desta sexta-feira (5), ocorreu um encontro na Prefeitura de Chapecó, sobre o Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2022.
Participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Roberto Kerm Gomes – Chefe da Unidade Estadual de SC, Fabiano Rodolfo – Coordenador Técnico do Censo 2022 em SC, Cristiane Lazzarin – coordenadora de Área Censo 2022 e Fernanda Bonfanti – chefe da Agência do IBGE em Chapecó. A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC, esteve representada pelo secretário executivo Celso Galante.
Representantes do Governo do Estado, Polícia Militar, secretários municipais, empresários e sindicatos, também participaram do encontro, que teve como anfitrião o vice-prefeito Itamar Agnoletto.
A coordenadora de Área do Censo 2022, Cristiane Lazzarin, explicou que as reuniões servem para dar transparência às ações empreendidas pelo instituto nos municípios. “Através desses encontros, promovemos o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgamos e engajamos a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados”, ressalta a coordenadora.
De acordo com Celso Galante, as atualizações do Censo 2022 serão importantes para os gestores municipais nos investimentos em políticas públicas e no planejamento eficiente de ações, visto que afeta a sociedade. “Os resultados do censo demonstrarão qual a população residente que poderá impactar nas finanças, já que é a base para o cálculo do coeficiente dos valores transferidos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM”, destaca o secretário executivo da AMOSC.
O Censo está previsto para ocorrer em junho de 2022 e esta foi a primeira reunião com esclarecimentos de várias dúvidas, inclusive sobre processo seletivo para recenseadores.
Fonte: Assessória/AMOSC