Em Assembleia Geral os prefeitos dos municípios que integram a AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, aprovaram as contas de 2021 da entidade e elegeram a nova diretoria, na manhã desta terça (21/12). O atual presidente, Névio Motari, prefeito de Paial resumiu 2021 como um ano de aprendizado e transformação. “O 2021 foi de muitos desafios, pois, além de ser o primeiro ano de mandato municipal, ainda vivemos uma pandemia e temos outro problema já conhecido e decorrente nos últimos anos que é a estiagem. Mas foi um ano de preparar, planejar e plantar, e estamos confiantes que 2022 será de boa colheita, com muitas ações e projetos concretizados”, ressaltou Névio Mortari.
Mortari destaca que a AMOSC passou por uma transformação neste ano, principalmente na área de engenharia, com compra de equipamentos novos e modernos, novos engenheiros para oferecer o melhor suporte para os 20 municípios que compõem a Associação. Ocorreu ainda mudanças internas, no quadro de pessoal, com várias rescisões contratuais de profissionais que se aposentaram. “O sentimento é de dever cumprido, uma vez que entrego a entidade estruturada, organizada e com um bom saldo em conta, e continuaremos fazendo parte da AMOSC, debatendo e decidindo juntos com os colegas prefeitos o melhor pra nossos municípios, pois a nossa Associação tem uma longa história, são mais de 50 anos, de construção, convergência e democracia nas decisões”, finaliza Névio.
Depois de debater e aprovar os pontos da pauta da assembleia, como: a reativação Colegiado de Conselheiros Tutelares; Baixa de Bens do Patrimônio; Situação financeira da entidade; Parecer do Conselho Fiscal; Plano de Diretrizes e Metas da AMOSC para 2022; Orçamento da para 2022, os prefeitos realizaram a eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da AMOSC, que comandarão os rumos da entidade em 2022.
Conforme determina o Estatuto da Associação e acordo entre os prefeitos, foi eleito para presidência, Rudi Sander, do Progressistas, prefeito de São Carlos, que agradeceu a confiança dos quatro colegas de partido que apoiaram seu nome, assim como todos os prefeitos presentes que o aprovaram para presidira AMOSC. Este será seu segundo mandato como presidente, o primeiro foi em 2018. “Fico feliz e honrado com o apoio de todos os colegas prefeitos que me conduziram ao cargo e posso garantir, farei mais uma vez um mandato de dedicação e empenho, para o fortalecimento desta importante entidade que é a AMOSC, que se destaca e é referência em nosso estado para outras associações de municípios. Parabenizar o Névio Mortari e demais integrantes da diretoria que comandou a entidade neste ano e conto com o apoio de todos para os novos desafios que teremos pela frente”, enfatiza Rudi Sander, que terá como primeiro vice-presidente, o prefeito de Pinhalzinho Mário Afonso Woitexem (PSDB).
O novo presidente ressaltou que o grande desafio é o fortalecimento do municipalismo, mostrando que as coisas acontecem nos municípios, pois é a Prefeitura, o prefeito e suas equipes que são procurados e cobrados diariamente pelas ações. “Vamos abrir um canal de conversação com governo do estado, secretários, deputados e senadores, fazendo as cobranças necessários pelo melhor desempenho dos municípios”, finalizou.
A AMOSC entra em recesso a partir desta terça-feira (21), até o dia 6 de janeiro de 2022.
Assembleias dos Consórcios Cidema e Saga
Na sequência ocorreu também a prestação de contas e eleição da nova diretoria do Cidema – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente, coordenadas pelo atual presidente, Rudi Sander. Foi eleito por aclamação, para presidir o Consórcio em 2022, o prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini (PSD).
O Instituto de Desenvolvimento Regional SAGA, que é presidido pelo prefeito de Guatambu, Clóvis Luiz Dalpiva, também prestou conta das atividades realizadas neste ano.
Fonte: Assessória/AMOSC