Nesta semana foi apresentada a equipe da Unoesc que será a responsável pela elaboração do Plano de Resíduos Sólidos de Chapecó. A apresentação foi na terça-feira (29), durante reunião do Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, que reúne 21 entidades.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, a equipe terá até março de 2025 para realizar o levantamento das informações, realizar as audiências públicas e elaborar o plano, para um período de seis anos.
Durante a reunião também foi apresentado o ECO+ Chapecó, que é um trabalho de orientação sobre instalação de lixeiras e separação de resíduos, porta a porta, com a colaboração de acadêmicos da Unoesc e Unochapecó.
Fórum de Resíduos Sólidos
Com o interesse de atuar em prol da gestão dos resíduos sólidos no município de Chapecó, o Fórum foi criado em 2010, com a participação da Unimed, Unochapecó, Prefeitura de Chapecó, Verde Vida, Servioeste, Ambiental, Unoesc, Estilo Verde, entre outros.
O Fórum tem como principal objetivo articular a diversidade de forças, processos e organizações, trabalhando interinstitucionalmente temas acerca dos resíduos sólidos, atento aos aspectos educacionais, ambientais e socioeconômicos. De caráter permanente para discutir, propor, articular e sensibilizar para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município, atuando de acordo com os planos setoriais de Chapecó e leis vigente.
É um colegiado de discussões, consultivo no âmbito de seus objetivos, encaminhamentos de providências e medidas necessárias à defesa do meio ambiente, por meio do esforço conjunto de órgãos, entidades públicas e privadas comprometidas com a gestão integrada dos Resíduos Sólidos.
Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC