A Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Chapecó, formada pelas vereadoras Marcilei Vignatti (PSB), Deise Schilke (PT), Sueli Suttili (PSD) e Tatiane Giuriatti (PP), participou ativamente neste ano das articulações para que saia do papel o Projeto Espaço Catarina: Centro Integrado de Acolhimento e Proteção à Mulher de Chapecó. Uma das ações defendidas pelas vereadoras já apresenta resultados: estão garantidas emendas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, que totalizam R$ 500mil.
Esse projeto é idealizado pela Polícia Militar de Chapecó junto com órgãos públicos e sociedade. O propósito é construir um espaço que reúna o atendimento de programas da Rede Catarina e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS 1 e 2), para que tanto a vítima quanto o agressor recebam um atendimento amplo: psicológico, jurídico, de proteção e encaminhamento ao Instituto Geral de Perícia.
A coordenadora da Bancada Feminina, vereadora Marcilei Vignatti destaca que em busca do apoio da Bancada Feminina da Alesc, as vereadoras fizeram reunião com as deputadas e formalizaram o pedido. “Estamos somando forças para que o projeto vire realidade no enfrentamento à violência doméstica”, afirma Marcilei.
A vereadora também destaca como conquista o Projeto arquitetônico que foi doado pela iniciativa privada e a peça orçamentária feita pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc). As ações foram ampliadas, a Bancada Feminina se reuniu com o promotor de Justiça, Simão Baran Junior, para somar forças nesse movimento.
Também foi protocolado requerimento na Câmara pedindo informações ao comando da Polícia Militar sobre o andamento da execução do projeto.
Fonte: Câmara Municipal de Chapecó