Bairro Pinheirinho recebeu mutirão de combate à dengue
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram no sábado (25) um mutirão de combate à Dengue, no bairro Pinheirinho. Cerca de 60 Agentes de Combate a Endemias realizando visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, esta ação faz parte dos ciclos de tratamento de controle da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As equipes realizaram 1049 visitas, 1757 depósitos foram inspecionados, 419 depósitos foram eliminados, 30 pontos foram tratados com larvicida, 20 caixas de água e cisternas foram inspecionados. 06 denúncias foram abertas.
Segundo o Boletim da Dengue divulgado nesta segunda-feira (27), Chapecó já registrou em 2023, 27 casos positivos da doença, sendo que 715 foram testados, 614 deram negativo e 74 os que estão aguardando resultado.
Outra ação foi a atualização e cadastramento de novos de usuários, devido ao Previne Brasil, que foi realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde. A equipe também trabalharam em suas áreas de abrangências das Unidades Básicas de Saúde para orientação à população, especialmente sobre os cuidados, sinais e sintomas da doença e orientação para busca de atendimento médico, descarte correto de resíduos e eliminação e cuidados com a dengue. Foram realizadas 4415 visitas.
De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, o objetivo dessas atividades em horário alternativo, é fazer a busca ativa aos usuários que não são encontrados durante a semana em casa. “Eliminar criadouros para diminuir a proliferação da doença é importante, mas é necessário que cada um faça a sua parte”, comentou.
Novo mutirão
Na quinta e sexta-feira (30 e 31/03), das 7h30 às 13h30 as equipes estarão focadas em um mutirão no Distrito de Marechal Bormann para visitação em 930 imóveis. Serão realizadas visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos.
Fonte: Imprensa/PMC