segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Destaque / Casan cumpre pedido da Prefeitura e lança licitação para projeto de captação de água no Rio Uruguai
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Casan cumpre pedido da Prefeitura e lança licitação para projeto de captação de água no Rio Uruguai

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento cumpriu mais uma das exigências da Administração Municipal de Chapecó e abriu nesta terça-feira a licitação para o projeto de captação de água no Rio Uruguai.

A licitação é para contratação de empresa para elaboração de projeto básico e orçamento de obra civil e materiais para captação, bombeamento e adução de água bruta do rio Uruguai até a Estação de Recalque de Água Bruta do Rio Tigre, no município de Guatambu.

As propostas devem ser enviadas até às 14h do dia 2 de maio. O edital está disponível no site da Casan (www.casan.com.br), no link licitações. O prazo de vigência do contrato é de 210 dias.

Um termo de compromisso foi assinado entre o prefeito João Rodrigues e a presidente da Casan, Roberta Mass dos Anjos, no dia 17 de fevereiro, para o cumprimento de metas de ações de combate à estiagem. O termo foi uma das exigências do prefeito João Rodrigues, diante da falta de água no município.

Atendendo as exigências Prefeitura, a estatal disponibilizou 34 caçambas, 10 retroescavadeiras e quatro tratores trabalhando na retirada da lama do reservatório do Lajeado São José.

Como o reservatório encheu, parte dos equipamentos foi deslocado para auxiliar a Prefeitura na abertura do reservatório do Parque do Eldorado. O lago está sendo construído numa área de 50 mil metros quadrados e terá capacidade para armazenar 85 mil metros cúbicos. Até o momento foram realizadas 20% das escavações.

Além disso 20 carretas foram contratadas para buscar água bruta no rio Uruguai e 15 caminhões-pipa para fornecer água potável direto para a população. Este serviço foi suspenso após o enchimento da barragem do Engenho Braun.

A Casan também instalou uma Estação Temporária, na Água Amarela, com capacidade para 30 litros por segundo.

Isso é suficiente para atender 5% do consumo de Chapecó. Três poços já foram perfurados, no bairro Efapi, Distrito Industrial e Parque Medelin. Um quarto poço está sendo perfurado no bairro Boa Vista. Também será contratada uma draga, que vai ampliar o reservatório em 400 mil metros cúbicos.

O investimento da Casan no momento é de R$ 35 milhões, sem contar o Projeto Rio Uruguai.

“Deste o início nós defendemos a captação no Rio Uruguai como a melhor solução para resolver o problema da falta de água em Chapecó”, disse o prefeito João Rodrigues.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.