Ao constatar, através de pesquisas e anamneses, a existência de uma variedade de culturas, idiomas, vestimentas e tradições representadas pelos alunos, o CEIM Mundo Encantado, do bairro SAIC, desenvolveu o plano docente “Volta ao Mundo: Diversidade Cultural”. O objetivo é promover o respeito às diferenças e valorizar os elementos culturais de todos os povos.
Durante quatro semanas, foram abordadas as culturas italiana, venezuelana, africana/haitiana e indígena. As atividades incluíram experiências, conhecimentos e vivências relacionadas à música, dança, culinária, geografia, vestimentas, contos, lendas, arte, jogos e brincadeiras. Na manhã de terça-feira (04), após trabalharem sobre a cultura indígena, três turmas de crianças pequenas visitaram o CEIM Toldo Chimbangue, localizado na Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó.
O momento proporcionou uma valiosa troca de experiências e vivências. As crianças brincaram e cantaram juntas e ao final, participaram de um momento de pintura facial das marcas que representam a cultura kaingang. A professora Ana Paula Andrioli disse que o projeto é muito significativo. “Através deste projeto, os alunos podem expressar e fortalecer a cultura de suas famílias e conhecer a cultura dos colegas… eles têm demonstrado muito interesse. Além disso, ele promove a participação das famílias e isso gerou uma aproximação entre elas”, contou Ana Paula.
“Eu adorei aprender sobre as brincadeiras! Eu nasci na Argentina e não conhecia algumas brincadeiras da cultura dos meus colegas”, disse a pequena Antonella Bellen de Oliveira Gonzalez, de 5 anos.
Segundo Astrit Tozzo, Secretária Municipal de Educação, ensinar sobre a diversidade cultural na Educação Infantil é fundamental para que os pequenos se tornem adultos empáticos e tolerantes. “Além disso, as crianças aprendem a olhar para si mesmas com mais gentileza, pois compreendem melhor e respeitam o seu modo de ser e o modo de ser das outras pessoas”, concluiu Astrit.
Créditos texto: Assessoria PMC FOTOS: Diego de Bastiani/SEDUC