Nos cinco primeiros meses de 2024, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a população mais de 2 mil próteses odontológicas, sendo 884 próteses totais e 1126 próteses parciais. Nesse mesmo período, foram atendidos 1.562 cidadãos chapecoenses, principalmente idosos, que hoje conseguem se alimentar e sorrir melhor.
De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, as próteses odontológicas são disponibilizadas para os pacientes com o objetivo de restabelecer a função mastigatória e estética e com isso melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Chapecó se destaca por ser um dos municípios de Santa Catarina que mais realiza próteses dentárias pelo SUS”, comentou.
Sendo ele, com o intuito de aumentar o acesso da população a esse serviço e diminuir o tempo de espera, o município oferece o Programa SORRIA + CHAPECÓ, que realiza mutirões periódicos que acontecem quando há um aumento nas filas, que são monitoradas pelo SISREG (Sistema Nacional de Regulação). “Em Chapecó, os 26 Centros de Saúde da Família têm atendimento odontológico, além do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e o Pronto Atendimento no PA – Pronto Atendimento da Efapi para urgências. O serviço é organizado e estruturado, e consegue oferecer um atendimento de qualidade”, comentou.
Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC