O tradicional Rodeio Internacional de Vacaria se destaca não apenas pelas competições, mas também pela diversidade de atrações culturais, como shows, danças tradicionais, exposições de artesanato e gastronomia típica gaúcha. Em 2024, aconteceu a 35º edição do Rodeio Internacional, com a participação de 75 Centros de Tradições Gaúchas. O CTG Quero-Quero de Chapecó, conquistou a 4° colocação no geral.
De acordo com o patrão do CTG Quero-Quero, Cristiano Biff, a avaliação da participação é positiva e ter ficado na quarta colocação foi uma grande conquista. “Ter participado com cinco grupos de danças e mais integrantes nas individuais foi histórico para nossa entidade. Representar a cidade e o Estado neste evento que é conhecido como a Copa do Mundo dos Rodeios é importantíssimo para a valorização da cultura, do tradicionalismo e dos valores familiares que cultivamos”, comentou.
Ele cita ainda que a Prefeitura de Chapecó tem um papel importante nesta conquista, através do apoio da Fundação Cultural, que apoiou os eventos preparatórios e classificatórios para o Rodeio. “Em julho de 2023, aconteceu em Chapecó, no CTG Quero-Quero, uma etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha no nosso CTG em 07/2023, que foi uma etapa classificatória pro Rodeio Internacional da Vacaria. Então esse apoio foi fundamental para nossa caminhada e voltamos para Chapecó com 5 trófeus”, afirmou.
Conquistas:
1° danças Birivas
1° danças Juvenil
1º Chula mirim
3º violão
3º gaita tecla
Nas disputas individuais:
Declamação peão veterano:
– Selio Hack
• Solista vocal prenda Juvenil:
– Luísa B. R. da Cruza
• Gaita Ponto adulto:
– Larissa Dal Piva da Silva
• Chula pré-mirim:
– Vitor G. Scaravelli
• Chula Juvenil:
– Vinicius M. Sarturi
– Vinicius Pacheco
Premiações nas categorias:
• 1° lugar chula mirim:
Eric Andrei B. Popp
• 3° lugar Violão mirim: Samuel Soster
• 3° lugar Gaita tecla mirim: Alexandre F. Abramowicz