quinta-feira , 3 abril 2025
Home / Saúde / Chapecó é representada no debate da c sobre moradores de rua
Foto: PMC

Chapecó é representada no debate da c sobre moradores de rua

A Prefeitura de Chapecó esteve representada nesta quarta-feira, na Audiência Pública para discutir sobre os moradores em situação de rua, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foram convidados para o evento a Diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos da Secretaria da Família e Proteção Social, Paula Gai, e o Diretor da Secretaria de Segurança Pública, Roger Lima.
Na oportunidade foi debatido sobre o crescimento da população de rua em Santa Catarina. No início do ano foi divulgado um estudo do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, apontando que a população de rua em Santa Catarina quase dobrou em dois anos, passando de 5.678 mil em 2021 para 9.989 em 2023.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que Chapecó vai na contramão desses números, pois reduziu a população de rua, graças a um programa lançado há quatro anos pela Administração Municipal, que foi o Internamento Involuntário, dentro do Programa Mão Amiga.
Paula Gai disse que a população de rua de Chapecó, que era de 416 em janeiro de 2021, baixou para 48 em 2025. O Programa Mão Amiga já atendeu 539 pessoas, sendo que destes 319 estão bem e 124 estão em tratamento. Apenas 75 recaíram, 14 faleceram e sete estão reclusos.
Roger de Lima disse que esta ação também refletiu na melhoria da Segurança Pública em geral. “Enquanto a maioria dos municípios está buscando solução para esse problema dos moradores de rua, Chapecó já tem um programa e com resultados positivos, que estão servindo de exemplo para cidades de todo o Brasil”, disse Roger.
E no mês que vem será inaugurado um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua, na Linha Tafona, ampliando a estrutura do programa.
Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Parceria entre Guarda Municipal e CAPP auxilia tratamento de crianças em Chapecó

A Cinoterapia é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.