Chapecó foi uma das cidades que mais gerou empregos em Santa Catarina, no mês de maio, segundo dados divulgados nesta semana, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e compilados pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico. Com saldo positivo de 773 vagas foi a terceira em números absolutos, entre cidades com mais de 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de São José (1.609) e Blumenau (834). Já no percentual de crescimento em relação às vagas existentes, ficou em segundo, com crescimento de 0,82% no mês, contra 1,34% de São José.
Das 7.416 vagas do saldo de Santa Catarina, Chapecó contribuiu com 10%. O setor que mais contribuiu com este crescimento foi o Comércio, com 320 vagas. Em segundo ficou o setor de Serviços, com 281 vagas. Já a Indústria gerou saldo de 91 vagas e, a Construção Civil, 90 vagas. Somente a agropecuária teve saldo negativo, de nove vagas, pois é um período de menor demanda de serviços no campo.
O Diretor de Incentivo ao Empreendedorismo de Turismo do município, Luiz Roberto Tillmann, destacou que Chapecó vem ampliando o quadro de empregos formais, chegando 94.749 pessoas com carteira assinada, o que representa 41,6% da população.
“Neste mês de maio tivermos uma recuperação do comércio, foi motivado por datas festivas, como o Dia das Mães, além da retomada das atividades pós-pandemia, com demanda por lazer e gastronomia, gerando mais vagas. Também tivemos o incremento de novos empreendimentos em Chapecó. O setor de Construção Civil continua aquecido, a indústria segue contratando e o setor de serviços está num ano muito bom”, disse Tillmann.
Das 3.299 novas vagas geradas de janeiro a maio, em Chapecó, 1.452 são do setor de Serviços.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou que a atual administração tem incentivado o setor produtivo, com medidas de desburocratização, facilitando a vida de quem quer investir.
“Além disso o poder público municipal está aplicando R$ 300 milhões em obras que vão melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população”, disse o prefeito.
Fonte: Assessoria/PMC