segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Notícias / Chapecó instala modelo de lixeira subterrânea
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Chapecó instala modelo de lixeira subterrânea

 

Um modelo de lixeira subterrânea foi apresentado na manhã desta segunda-feira, pela Prefeitura de Chapecó. Um protótipo, com tubos e tampas em inox e caixas em polietileno, foi instalado na rua Rui Barbosa, entre as ruas Benjamin Constant e Quintino Bocaiúva. Essa estrutura fica dentro de um buraco revestido com pré-moldado de concreto e, as tampas, ficam no nível da rua.

“Tudo partiu do interesse da Prefeitura em instalar equipamentos subterrâneos para deixar a cidade mais limpa. Uma empresa de Chapecó se dispôs a produzir um modelo, que agora está em fase de testes. Tão logo aprovado o sistema nós vamos lançar uma licitação no mercado nacional para instalação de 30 a 50 lixeiras subterrâneas para a área central da cidade. É mais uma ação da administração para deixar a cidade mais bonita e mais moderna”, disse Rodrigues.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro, disse que nesta fase de testes um caminhão da secretaria vai recolher o lixo, mas que, com a instalação de novos pontos, a empresa que faz a coleta seletiva terá que adaptar seus caminhões ao novo modelo. Além disso, a lixeira subterrânea abre vagas de estacionamento, pois elimina os atuais contêineres.

A gerente de Saneamento da secretaria, Graciela Heckler, disse que as lixeiras subterrâneas têm 30% maior de capacidade que o sistema existente no município, com capacidade superior a três metros cúbicos. O modelo também possui sistema de câmeras com energia solar e sensor de volume e temperatura, permitindo verificar quando a lixeira está cheia, economizando deslocamentos.

“O sistema de automação permite a organização, otimização no sistema de coleta e uma coleta mais eficiente. Nosso compromisso no gerenciamento dos resíduos sólidos é voltado para o meio ambiente, pois às vezes o lixo é descartado fora das lixeiras e fica espalhado nas calçadas, muitas vezes tendo como destino as bocas de lobo. Quem ganha com este sistema é a nossa população e nossa cidade, que fica mais organizada e mais limpa”, disse. Graciela.
Ela citou que menos de 50 cidades no Brasil têm este sistema, e com menos de 20 pontos. Campinas-SP, Distrito Federal e São José-SC são algumas das cidades que já tem esse sistema. No Oeste Chapecó é a primeira cidade.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Papai Noel dos Correios entrega presentes para crianças da Rede Municipal

Aconteceu nesta segunda-feira (09), a primeira entrega de presentes do Projeto Papai Noel dos Correios. ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.