quarta-feira , 5 fevereiro 2025
Home / Chapecó / Chapecó mantém ações que previnem gravidez na adolescência

Chapecó mantém ações que previnem gravidez na adolescência

A primeira semana do mês de fevereiro é marcada por atividades de prevenção de gravidez na adolescência em todo o Brasil. A Prefeitura de Chapecó, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, promovem ações de atenção especial à saúde sexual e reprodutiva de mulheres adolescentes. O propósito da Atenção Primária à Saúde (APS) é garantir que os jovens e suas famílias tenham acesso a informações e serviços de saúde adequados.
Uma das principais atividades direcionadas para esta área é o Programa Saúde na Escola (PSE). São realizadas palestras, atividades de conscientização e distribuição de materiais informativos com o objetivo de informar os adolescentes sobre seus direitos e responsabilidades, além de promover o autocuidado. “Os Centros de Saúde da Família oferecem diariamente atendimentos multiprofissionais, sobre saúde sexual e reprodutiva, disponibilizando métodos contraceptivos gratuitos com orientações tanto para adolescentes quanto para mulheres em todas as faixas etárias”, destacou o secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz.
Para que as informações cheguem mais próximas às adolescentes, as escolas municipais de Chapecó abrem as portas e a comunicação seja o grande aliado da prevenção. “A escola é o local de promover o conhecimento em todos os sentidos. A prevenção da gestação na adolescência também precisa ser tema nos estabelecimentos de ensino”, lembrou a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo.
A enfermeira Ana Cristina dos Santos é uma das profissionais da Saúde de Chapecó que se desloca até as escolas para realizar  palestras em sala de aula. “Temos convicção que essas orientações fazem a diferença para as adolescentes e contam com o apoio dos pais”.  É o caso da pedagoga Marilete Rampanelli, mãe de uma menina de 13 anos. “Apoio esse tipo de trabalho nas escolas, já que a informação pode combater diretamente a gravidez precoce”.
As ações e as estratégias do município já vem apresentando os primeiros resultados. Observou-se uma redução no índice de gravidez na adolescência, que segundo a Organização Mundial da Saúde, compreende dos 10 aos 19 anos, sendo que em 2022 foram registrados 302 nascidos de mães adolescentes residentes em Chapecó e 279 no ano de 2023, mantendo o mesmo índice em 2024.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Terceira edição do Empreende e Emprega ampliará o número de empresas em 2025

A Comissão Organizadora da terceira edição do Empreende e Emprega, promovido pela Prefeitura de Chapecó, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.