sábado , 7 setembro 2024
Home / Notícias / Chapecó quer flexibilizar uso das margens do lago no Goio-Ên
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Chapecó quer flexibilizar uso das margens do lago no Goio-Ên

Moradores ribeirinhos do Goio-Ên, empresários e investidores querem flexibilizar as regras de uso do entorno do lago que foi formado no Rio Uruguai, a partir da implantação da barragem da Usina Foz do Chapecó. A Administração Municipal está apoiando o movimento, pois entende que a região tem um grande potencial turístico e isso vai trazer desenvolvimento.

Nesse sentido foi realizada na manhã dessa quarta-feira uma reunião no gabinete do prefeito João Rodrigues, com a presença do diretor da Foz do Chapecó Energia, Otávio Luiz Rennó Grilo, o diretor de Agricultura e responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jonas Bringhenti, o representante da Câmara de Vereadores, Mauro Zandavalli, e o representante dos moradores ribeirinhos, Volmir Santolin.

De acordo com o vereador Mauro Zandavalli, foram tratadas de algumas medidas mitigatórias que no entender dos moradores estariam pendentes desde a implantação da barragem, além de rediscutir as inconsistências do Pacuera, Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial. Este plano estabelece as regras para o uso do entorno do lago formado no Rio Uruguai, após a construção da barragem da hidrelétrica Foz do Chapecó. Segundo o vereador o objetivo é flexibilizar estas regras pois o plano impõe muitas dificuldades para moradores do Vale do Rio Uruguai, pescadores e proprietários de áreas próximas, para acesso ao lago e investimentos. Inclusive haveria interesse de implantação de resorts no Goio-Ên.

De acordo com o prefeito João Rodrigues, o objetivo é realizar uma ocupação ordenada, desenvolvendo o turismo e permitindo atividades como a implantação de criação de peixes em tanques rede. Até porque em outros lagos de hidrelétricas tais atividades são permitidas.

Ficou acertado que uma nova reunião será realizada em breve, com o IBAMA, para tratar do assunto.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó aprova mais de um milhão de metros quadrados de construções por ano

  O crescimento de Chapecó tem se refletido também no setor da construção civil. Nos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.