O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, recebeu nesta sexta-feira o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), de Pernambuco. O objetivo foi verificar in loco as medidas adotadas pela Administração Municipal para ampliar a segurança nas escolas.
O prefeito, acompanhado do Diretor de Segurança, Clovis Ari Leuze, mostrou para o deputado a porta com detector de metal implantada na Escola Básica Municipal Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori, que tem quase 800 alunos. Cinco escolas já tem o equipamento.
“Aqui em Chapecó a prioridade é a segurança de nossas crianças. Por isso estamos investindo em equipamentos e na contratação de pessoal. Fomos inovadores no país a implantar portas com detectores de metal em cinco escolas, na virada do ano. Já licitamos mais 12 e queremos chegar pelo menos a 30 escolas com o equipamento”,disse o prefeito.
Ele destacou que as medidas começaram a ser adotadas mesmo antes dos recentes ataques às escolas, entre elas a creche de Blumenau-SC. Há dois anos já havia sido implantada a Patrulha Escolar, da Guarda Municipal.
Depois do ataque em Blumenau, em tempo recorde o prefeito enviou e a Câmara aprovou a criação de 100 cargos de coordenador de segurança escolar. Emergencialmente já foram contratadas 54 pessoas. Além disso foram remanejados 30 vigias para as escolas, já na segunda-feira.
A Prefeitura está comprando 85 sirenes, licitando o cercamento das escolas que ainda não tem essa proteção, com altura de 2,2 metros, além da aquisição de spray laranja e detectores de metal manuais.
Nesta sexta-feira o chefe do Executivo também recebeu o vereador João Gabriel Costa Lins (PSD), de Maceió-AL, e os os vereadores de Panambi-RS, Antônio Pompeo (PSD) e Marcelo Hartemink (PSB). Durante a semana estiveram em Chapecó lideranças de Sarandi-RS, Xaxim-SC, Camboriú-SC e Paranaguá-PR. Na próxima semana tem agendadas visitas de prefeitos e lideranças de cidades gaúchas, catarinenses, paranaenses e paulistas.
Além disso a Secretaria de Educação está reforçando as equipes multidisciplinares, com mais psicólogos, que fazem o atendimento de alunos que apresentam algum problema. A secretária de Educação, Astrit Tozzo, disse que existem cinco equipes que fazem o atendimento.
Fonte: Imprensa/PMC