Inicia, na próxima terça-feira (6), o XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura (Congesc). O evento reúne gestões municipais de cultura de todo o estado, com o objetivo de debater os desafios da área e as mudanças pelas quais o setor tem passado nos últimos anos.
As políticas públicas para arte e cultura tem evoluído de forma rápida nos últimos anos, o que tem apresentado desafios para as gestões municipais. Mecanismos como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) possibilitam o repasse de recursos federais para a área, mas também requerem que os gestores locais implementem as estruturas de fomento à cultura nos seus municípios.
Com uma programação voltada à essas questões, o XIII Fórum do Congesc abordará, através oficinas e palestras, a implementação do Sistema Nacional de Cultura, a execução da PNAB, as diferentes formas de financiamento à arte e cultura, além da entrega do Prêmio de Boas Práticas Culturais, que busca condecorar os melhores programas de desenvolvimento artístico catarinense.
“Chapecó, com muito orgulho, está se preparando para receber os gestores de cultura de todo o estado, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. Esperamos fazer um Fórum que permita aos gestores desenvolver melhor as políticas culturais em seu município, mas também promover o intercâmbio cultural entre as diferentes cidades do nosso estado”, destacou Fellipe de Quadros, Secretário de Cultura de Chapecó.
O Fórum do Congesc ocorre entre os dias 6 e 8 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Até o momento, são esperados mais de 200 gestores municipais de cultura, de diferentes municípios catarinenses.

Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC