quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Destaque / Chapecó vai seguir orientação do MP e aplicar multas para descarte irregular de resíduos
imagem/Divulgação: PMC

Chapecó vai seguir orientação do MP e aplicar multas para descarte irregular de resíduos

O Município de Chapecó, seguindo orientação do Ministério Público, vai multar quem não fizer o descarte correto dos resíduos. O motivo é que muita gente está colocando material fora das lixeiras, dos contêineres, em pontos clandestinos ou fazendo o descarte em locais que não são os apropriados.

A 9ª Promotoria de Justiça de Chapecó determinou que o município faça a aplicação de multas às pessoas que não descartam corretamente os resíduos. A responsabilização pode ser efetuada mediante vistoria, fotos ou câmeras de videomonitoramento, que possam comprovar a situação irregular.

De acordo com o promotor Eduardo Sens dos Santos, o descarte de resíduos sólidos não está sendo feito de forma adequada.

“A legislação impõe que qualquer um que produza resíduos sólidos pessoa física ou jurídica, aqui incluindo também o comércio local, devem descartá-los nos contêineres, ecopontos e locais adequados. O descarte também deve ser feito dentro das lixeiras e não fora, do lado. Determinamos ao Município que as pessoas que cometem essas infrações devem ser responsabilizadas. De acordo com a legislação municipal as multas variam de R$ 400 a R$ 4 mil. Se não adotarmos medidas para que seja feito o descarte correto nós teremos um problema ambiental muito sério”, disse o promotor.

Ele citou que o vidro pode ser utilizado na sinalização das ruas, pintura de faixas e até na fabricação de pavers.
A Prefeitura de Chapecó inclusive comprou um triturador de vidros. Também comprou um triturador de galhos, que são recolhidos conforme cronograma divulgado no site da Prefeitura.

O promotor ressaltou que materiais inertes, como restos de construção, telhas, tijolos e pedações de madeiras, não podem ser descartados nas lixeiras e sim encaminhados para aterros específicos para este tipo de resíduo.

A gerente de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura de Chapecó, Graciela Heckler, nos bairros onde não há coleta automatizada por CONTÊINERES, a coleta é feita manualmente, porta a porta de acordo com o cronograma encontrado no site da prefeitura, sendo de responsabilidade de cada proprietário a instalação de lixeiras na residência ou comércio.

Visando a destinação correta de materiais como: eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, vidros, lâmpadas evitando seu abandono em ruas, calçadas e terrenos baldios, situações que podem acarretar em danos ambientais e à qualidade de vida da população, o município dispõe de três Ecopontos, sendo eles situados em pontos chave da cidade:

• ECOPONTO SUL – No pátio da Prefeitura de Chapecó, na Avenida Getúlio Vargas, nº 957 s – Centro, acesso pelo portão da Rua Palmeiras. Horário: das 8hs às 11h45minh e das 13h30minh às 18h, de segunda à sexta.

• ECOPONTO SEINFRA – Na Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA), Rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo à UPA 24horas. Horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta. E aos sábados, das 7hs às 17hs;

• ECOPONTO EFAPI – No Parque Tancredo de Almeida Neves (Parque da Efapi), acesso pelo Portão 02. Horário: das 7h às 18hs, de segunda à sexta.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/APROV/Unoesc fica em terceiro lugar no Estadual de Voleibol

Encerrou no último final de semana, na cidade de Joinville, o Campeonato Catarinense de Voleibol ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.