Um momento especial ocorreu na tarde desta terça-feira (16), para a cultura chapecoense e região. O presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Luiz Ekke Moukarzel esteve na AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, aonde entregou a Medalha Cruz e Souza, maior honraria da cultura no estado, para a artista Michelle Silveira, conhecida popularmente como a Palhaça Barrica e integrante do grupo Doutores RiSonhos. Michelle foi uma das homenageadas do ano de 2020, tendo sua trajetória cultural reconhecida pelo Estado de Santa Catarina. O presidente da AMOSC, Névio Mortari, prefeito de Paial, também participou da entrega da honraria a artista.
A entrega foi realizada durante a reunião bimestral do Colegiado de Cultura da AMOSC. No encontro, o presidente do CEC falou sobre alguns projetos para incentivo da área cultural do Estado de SC em 2022. Moukarzel, salientou a importância dos municípios estarem com sua estrutura de Gestão Cultural organizada, como a Lei do Sistema Municipal, Plano Municipal de Cultura elaborada e aprovada, bem como, um Conselho Municipal de Cultura ativo nos municípios. Em sua agenda no município, Moukarzel realizou uma série de visitas pelos espaços culturais públicos de Chapecó.
Durante a reunião foi abordado pelo professor Hilário Petroli, sobre o Talian, que é o dialeto da língua vêneta falada na Região Sul do Brasil e na sequência fez a entrega de uma gramática do Talian aos participantes na reunião.
Outro tema debatido, foi sobre a utilização do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc pelos municípios que fizeram ou ainda estão nos procedimentos e encaminhamentos de editais destinados aos produtores culturais e a realização de Conferências de Cultura para o monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Cultura em 2022.
Fonte: Assessória/AMOSC