O mês de dezembro marca o início da campanha Dezembro Verde, uma iniciativa nacional que visa conscientizar a população sobre a importância de combater o abandono e os maus-tratos aos animais. A cor verde foi escolhida devido à relação com os assuntos e questões ambientais.
De acordo com Liandra Dall Orsoletta, coordenadora do NAPA – Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais de Chapecó registrou em 2024, 1.336 protocolos abertos referente a abandono e maus-tratos. Deste número, 25% tem relação com abandono. Ela explica que durante o mês de dezembro, até meados de fevereiro, o número de abandonos de animais aumenta, devido as férias e viagens, muitas pessoas acabam abandonando os animais. “Para tentar diminuir os casos esse mês foi criado para conscientizar as pessoas. Além disso, durante o mês também é comemorado o Dia internacional dos Direitos Animais”, comentou.
Segundo Liandra, o abandono de animais é uma prática ilegal pela legislação brasileira, Lei Federal nº 9.605/98 de crimes ambientais e Lei Sansão Nº 14.064/2020, ampliando as penalidades para quem comete crimes contra os animais, estabelecendo reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda. “Os impactos do abandono vão muito além do sofrimento dos animais, afetando também a saúde pública e o meio ambiente. Adotar ou comprar um animal deve ser uma escolha consciente das responsabilidades que envolvem cuidados com a saúde e bem-estar desses animais”, explicou.
De acordo com a primeira dama de Chapecó e madrinha do NAPA, Fabiana Rodrigues, o abandono de animais é um problema sério e que afeta milhares de animais todos os anos. “Os animais ficam expostos a perigos, fome e doenças. Isso aumenta a população de animais de rua e sobrecarrega os abrigos e ONGs que lutam para cuidar e encontrar lares para esses animais. Importante a colaboração de todos e o cuidado com os animais”, finalizou.
As denúncias de abandono e maus tratos podem ser realizadas na Polícia através de Boletim de Ocorrência. Importante ter fotos e vídeos que comprovem a situação. Também pode ser feito registro através do aplicativo Chapecó Digital para que as providências sejam tomadas.
Crédito: Texto e Imagens / Assessoria PMC