segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Chapecó / Dia Nacional de Mobilização e combate à dengue em Chapecó

Dia Nacional de Mobilização e combate à dengue em Chapecó

No sábado (02) Chapecó participou das atividades do Dia Nacional de Mobilização e Combate à Dengue. Foi um mutirão de combate ao mosquito em diversos bairros da cidade. O objetivo foi eliminar criadouros e orientar a população.
No bairro Santo Antônio foram realizadas 293 visitas e no Jardim Itália foram 301 visitas. As equipes compostas por 250 Agentes Comunitários de Saúde e mais 80 Agentes de Combate as Endemias, realizaram a vistoria de 964 depósitos, eliminaram 369 pontos de criação, realizaram tratamentos com larvicida em 22, atenderam 8 termos de adequação, atenderam denúncias abertas e fizeram a vedação e tratamento de 16 caixas de água/cisternas. Além disso, as equipes também vistoriaram 19 Pontos Estratégicos e realizaram atividades de Educação em Saúde.
Também durante as atividades do Dia Nacional, os bairros Santo Antônio, Jardim Itália e Passo dos fortes receberam a borrificação com o equipamento veicular com biolarvicida.
De acordo com o Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, as ações acontecem todos os dias, e nos finais de semana, é um horário alternativo para encontrar os moradores que não estão em casa durante a semana. “Comparando os números nacionais e estaduais, Chapecó encontra-se em uma situação controlada, mas precisamos seguir com as atividades já que temos casos confirmados da doença”, comentou. Ele falou ainda que nos últimos dias, o município começou a utilizar o drone, e que a ação está trazendo grandes resultados. “O drone pulverizador tem sido um grande aliado nas ações de combate, pois atua com rapidez e consegue alcançar locais de difícil acesso, como por exemplo, as residências fechadas, calhas , caixas de água e cisternas superiores”, afirmou.
O Gerente de Vigilância em Saúde de Chapecó, Rodrigo Momoli, as ações realizadas pelas equipes envolvem a orientação sobre a dengue e identificando possíveis focos, orientando a população de eliminá-los imediatamente ou, em caso de impossibilidade, encaminhando para os técnicos da vigilância ambiental e sanitária para as tratativas legais. “É importante a conscientização de cada morador. Dengue é uma doença grave e mata, no estado já amargamos 12 óbitos desde janeiro de 2024”, comentou. Importante ainda, segundo ele, destacar os sintomas da doença que incluem a dor no corpo, no fundo do olhos, febre alta e persistente, acima de 38 graus, bem como dor muscular. Quem apresentar esses sintomas, precisa se hidratar, e procurar o serviço de saúde para avaliação. Sem esquecer sempre, do uso do repelente que é um grande aliado para evitar o contágio da doença”, destacou.

Crédito texto e imagem: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.