quinta-feira , 19 setembro 2024
Home / Notícias / Diretoria de Meio Ambiente alerta que é crime “anelamento” de árvores
Foto: PMC

Diretoria de Meio Ambiente alerta que é crime “anelamento” de árvores

A Diretoria de Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental da Prefeitura de Chapecó recebeu neste mês uma denúncia de anelamento de árvore, que é a retirada da casca em toda a circunferência, em logradouro público. Trata-se de um Cedro (Cedrela fissilis), espécie nativa da Mata Atlântica e considerada ameaçada de extinção. O anelamento pode levar à morte da planta e por isso é um crime ambiental, conforme o artigo 49 da Lei Federal 9605/98: “Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia, passível de pena de detenção e multa”.

A supressão de vegetação e corte de árvores sem a autorização do órgão ambiental também incide em sanções previstas pela Lei de Crimes Ambientais e Código Ambiental de Chapecó.

As árvores que estão no passeio público, calçadas e canteiros fazem parte da Arborização Urbana, e o corte deve ser autorizado, obrigatoriamente, pelo Poder Público Municipal.

A Diretoria de Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental é o órgão ambiental municipal responsável por fiscalizar ações, obras e atividades que utilizem recursos naturais ou que causem impacto ambiental e/ou possam configurar crime ambiental.

Denúncias envolvendo supressão de vegetação nativa, intervenção em cursos hídricos e Áreas de Preservação Permanente, entre outros, são passíveis de fiscalização ambiental.

Os canais de recebimento de denúncias são a Ouvidoria Municipal (1doc) ou App Chapecó Digital.
A atribuição da Diretoria, que é o órgão executador da Política Municipal de Meio Ambiente, é proteger o meio ambiente, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais, a conservação e a recuperação dos ecossistemas, contribuindo para a sustentabilidade e qualidade ambiental a nível local.

Além da Fiscalização Ambiental, a Diretoria também realiza o Licenciamento Municipal e assessora o Conselho Municipal do Meio Ambiente. Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato pelo telefone 2049-9116.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó aprova mais de um milhão de metros quadrados de construções por ano

  O crescimento de Chapecó tem se refletido também no setor da construção civil. Nos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.