As equipes da Secretaria de Saúde realizaram na quinta e sexta-feira (30 e 31) mutirão de combate à Dengue, no Distrito de Marechal Bormann. Foram 12 Agentes de Combate a Endemias que realizaram visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos. A atividade segue no sábado (01) com visitas e orientações na Linha Sossego e São Pedro B.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, esta ação faz parte dos ciclos de tratamento de controle da dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As equipes realizaram 450 visitas, inspecionaram 380 depósitos, eliminaram 128 depósitos, realizaram tratamento com larvicida em 13 locais, foram lavrados 9 termos de adequação, 11 solicitação para vedação e inspeção de caixas de água e cisternas foram instaurados e 6 denúncias foram abertas.
Segundo o último Boletim da Dengue divulgado nesta semana, Chapecó já registrou em 2023, 27 casos positivos da doença, sendo que 715 foram testados, 614 deram negativo e 74 os que estão aguardando resultado.
De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, o objetivo dessas atividades são atender o maior número de pessoas, em bairros e localidades que estão apresentados casos da doença e focos do mosquito. “Eliminar criadouros para diminuir a proliferação da doença é importante, mas é necessário que cada um faça a sua parte”, comentou.
Novo mutirão
No dia 29 de abril está previsto um novo mutirão em horário alternativo, mas o bairro ainda será definido. Serão realizadas visitas de tratamento, atendimento de denúncias, vedação e tratamento de caixas de água e cisternas e atendimento de pontos estratégicos.
Fonte: Imprensa/PMC