Na manhã desta quinta-feira (05), foi realizada a 10ª edição do Ecopedal e caminhada orientada, organizada pela equipe gestora e professores da EBM André Antônio Marafon, que contou também com a colaboração de vários parceiros externos.
A gestora da escola, Raquél Granoski, comentou que foram vários detalhes pensados e organizados. “É uma prática diferenciada e que aproxima o aluno e o professor e também a comunidade das vivências na escola. A cada ano, mais pessoas têm participado do projeto, como apoiadores ou patrocinadores, o que nos deixa muito felizes e motivados para aprimorar a atividade a cada nova edição”, disse.
O objetivo da proposta, além de incentivar a prática da atividade física, promove a disseminação de informações sobre a importância da conservação do meio ambiente alertando sobre os riscos das queimadas para a biodiversidade e a saúde das pessoas. Além de conversar com os moradores, os estudantes entregaram flores comestíveis com a logo do projeto.
Cecília Mazzetto Fossá, estudante do 6º ano, participou do evento pela primeira vez e comentou sobre a própria expectativa. “Estou muito animada para participar da caminhada, conversar com os colegas e moradores do bairro durante o percurso e viver uma experiência boa”, disse.
Para João Vitor Rodrigues Rickwardt, do 6º ano, a experiência foi enriquecedora. “Quando decidi participar do Ecopedal, organizei os itens de segurança necessários e conferi se estava tudo certo com a minha bicicleta. Estou gostando bastante da experiência e de explorar novas ruas do bairro pelas quais eu nunca tinha passado”, comentou.
O itinerário foi organizado com saída da rua Israel, em frente a escola, e escolta da Guarda Municipal, que orientou e organizou o trânsito, a fim de promover a segurança dos estudantes e professores durante a atividade, até o retorno à instituição educativa.
Daniela Moratelli, Secretária de Educação, elogiou a ação organizada pelos estudantes, famílias, professores, equipe gestora e parceiros. “Todos os envolvidos estão de parabéns por organizarem e auxiliarem na realização desta atividade, que além de promover hábitos saudáveis, contou com a conscientização da população do bairro acerca da importância da preservação ambiental. Esta é mais uma das belas iniciativas promovidas durante o ano em nossa Rede Municipal, que contribuiu para a promoção da educação integral que nos propomos a oferecer aos nossos estudantes, elevando cada vez mais a qualidade da educação pública”, afirmou.
Fonte: Imprensa/PMC