O projeto “Educando com a horta: Cores, aromas e sabores” foi desenvolvido ao longo de 2024, na EBM Linha Campinas. Através dele, foram desenvolvidas ações pedagógicas que estimulam práticas em equipe e exploram diferentes formas de aprender.
A gestora da instituição, Lindamir Castilho, comentou sobre um dos aspectos principais da iniciativa, conscientizar sobre alimentação saudável. “Esse projeto institucional surgiu da necessidade de estimular nossos alunos a adquirir hábitos de alimentação mais saudáveis fora da escola e, em conversa com os professores, decidimos iniciar uma horta que seria cultivada por todos os estudantes”, disse.
O trabalho desenvolvido de forma integrada com as turmas foi ressaltado pela professora regente da turma de 5º ano, Loirice Koraza. “Cada dia da semana uma turma se responsabilizou pelo manejo da horta, o que possibilitou que todos pudessem aprender sobre as diversas cores, sabores e aromas que cada planta possui, as propriedades e os benefícios de cada uma, o uso do adubo orgânico em vez de agrotóxicos e o impacto disso na nossa saúde”, comentou a professora.
“Na sala, a gente estudou sobre quais alimentos fazem bem para a saúde e a importância de comê-los”, disse Izadora Giorgina, do 5º ano. O colega dela, Eduardo Fidelis Rodrigues, ressaltou o aprendizado obtido na prática. “Fazer o manejo da horta toda a semana ensinou para nós muitas coisas, como a importância do trabalho em equipe e a consciência alimentar na hora de escolher o que comer”, mencionou.
“Desenvolver ações de conscientização sobre os hábitos alimentares saudáveis é importantíssimo, principalmente, quando a abordagem escolhida permite aos estudantes aliar a teoria e a prática, e reproduzir os conhecimentos adquiridos na escola a partir do diálogo com a família em suas próprias casas”, disse Daniela Moratelli, Secretária de Educação.
Fonte: Imprensa/PMC