O dia 02 de junho é marcado pelo Dia da Liberdade de Impostos. No Brasil, campanhas foram criadas para conscientizar a população quanto ao peso dos tributos sobre produtos e serviços. E você já se perguntou quanto pagamos de impostos? Ou como é calculado esses valores arrecadados? Os estudantes da EPC Cyro Sosnosky, durante as aulas de matemática, aprenderam a identificar e calcular a carga tributária dos produtos e serviços.
O estudo é pautado em diversas habilidades proposta no currículo, como por exemplo, porcentagem, acréscimos e decréscimos percentuais e sistema tributário brasileiro, além do conteúdo de educação fiscal e financeira ser um tema transversal, ou seja, perpassa todas as áreas de conhecimento e está presente em nosso dia a dia.
Diversas atividades foram abordadas em sala e com base nessas informações os estudantes analisaram cupons fiscais, percebendo a importância de pagar impostos e fiscalizar os serviços públicos. Houve a construção de um mural do Impostômetro dando publicidade aos serviços que são financiados pelo cidadão através do seus impostos, ou seja, em educação, saúde, segurança, lazer e infraestrutura. Com uso de tablets, os alunos fizeram pesquisa em lojas virtuais como produtos da linha branca, calculando o valor dos impostos atribuídos.
“A educação fiscal é um direito e um compromisso do cidadão, participando de forma direta, fiscalizando e fazendo valer seus direitos. Cumprir os seus deveres como contribuinte, significa colaborar com o crescimento do país e melhoria de vida das pessoas”, comentou Marco Antônio Vieira, Professor da EPC Cyro Sosnosky.
Fonte: Assessoria/PMC