terça-feira , 4 fevereiro 2025
Home / Destaque / Eleição de Júlio Garcia pode não ser tão positiva para o governo
Julio Garcia Foto: Agencia AL

Eleição de Júlio Garcia pode não ser tão positiva para o governo

Com a eleição do deputado Julio Garcia (PSD) para a presidência da Alesc, a questão que fica, agora, é como será a relação do executivo com a Casa e como ficarão os apoios nas eleições de 2026, já que Júlio Garcia, na teoria, deverá apoiar a campanha do adversário de Jorginho Mello (PL), João Rodrigues (PSD).

Falando em eleição, o cenário não vem se desenhando dos melhores para Jorginho, que pode perder também o apoio “incondicional” do MDB, ainda mais depois que os parlamentares do partido racharam no acordo e na proposta para aumentar a presença no governo. E isso se o partido também não vier com candidato próprio para a majoritária.

Nosso governador que se fortaleça, porque ele já percebeu que o jogo com o PSD não será fácil.

As negociações pela mesa diretora da Alesc foram só uma prévia do que está por vir.

Júlio Garcia, que ocupa o cargo pela quarta vez, é político experiente, tanto que conseguiu construir sua campanha – sem concorrência – com maestria dentro da Assembleia e junto ao Governo do Estado, mesmo que isso venha – e não estamos afirmando que isso vá acontecer – a gerar uma avaliação mais minuciosa dos projetos apresentados pelo Executivo, embora em seu discurso de posse ele tenha dito que a relação com o governo é estreita e muito boa. Garcia também afirmou que pretende dar continuidade aos projetos da Casa, como o Alesc Intinerante, e ouvir as demandas das Bancadas Regionais e, já de partida, quer ouvi-las para identificar e priorizar os problemas de infraestrutura do Estado. Pauta bem importante que, hoje, é um dos maiores geradores de problemas, despesas e pedidos aos Estado.

Um adendo que não poderia passar despercebido foi o apoio declarado de Júlio Garcia à candidatura do colega Ivan Naatz (PL) ao cargo de desembargador. Lembrando que Naatz foi o primeiro peelista a apoiar a candidatura de Garcia e, se incluso na lista tríplice, a decisão final sobre quem será nomeado ao cargo é de Jorginho Mello.

Enfim, nova mesa formada pelos próximos dois anos e Jorginho e João com tempo suficiente para trabalhar em suas campanhas junto ao legislativo. No que isso vai dar? Só aguardando as cenas dos próximos capítulos.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Eleições para Senado e Câmara Federal

O último sábado, 1, também foi dia de eleição para o Senado Federal. O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito presidente do Senado pelos próximos dois anos, com 73 dos 81 votos. Os senador Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas durante suas falas, deixando a concorrência para Alcolumbre, Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Alcolumbre ocupará o cargo que era de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Já na Câmara Federal, quem ficará como presidente da Casa será Hugo Motta (Republicanos-PB).

Ambos já se reuniram com o presidente Lula da SILVA (PT) nesta segunda-feira, 3.

Chamada Pública

Com mais de R$ 5 milhões em investimentos, a nova etapa do projeto pretende contar com 65 novos eletropostos que, somados aos já existentes, deve totalizar 100 unidades até o fim do ano, em todas as regiões do estado, com no máximo 50 quilômetros de distância entre um e outro. As inscrições podem ser realizadas por entes públicos ou privados, até 14 de março, no site da Celesc.

Agora, a prioridade da Empresa é a busca por locais com grande fluxo de pessoas, de fácil acesso aos condutores e/ou próximo às principais rodovias do Estado (BR-101, BR 282, BR-116, BR-470, entre outras.

Em tramitação

Está em tramitação um Projeto de Lei que prevê tratar como dano autônomo o prejuízo sofrido quando se perde uma oportunidade por falha de terceiros, conceito conhecido como ‘perda de uma chance’. Para a advogada Letícia Martinucci Belizário, do Núcleo de Relações de Consumo da Menezes Niebuhr, a mudança trará segurança jurídica, mas pode ampliar condenações. “Essa alteração exige que as organizações reforcem suas práticas de compliance, capacitem as equipes de atendimento e revisem procedimentos internos para minimizar riscos de litígio”. Nesse cenário, a prevenção e a gestão de riscos passam a ser estratégicas para reduzir passivos, evitando custos elevados e protegendo a reputação corporativa.

Suspenso

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) determinou a suspensão de edital de licitação, promovido pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), que prevê o registro de preços para eventual contratação de serviço de revitalização asfáltica. Com abertura de propostas prevista para a última sexta-feira, 31, o pregão tem valor estimado de quase R$ 103 milhões. A sustação foi motivada pela detecção de irregularidades. No prazo de 30 dias, o diretor executivo do Cincatarina, André Luiz de Oliveira, deverá apresentar justificativas, adotar as medidas corretivas necessárias ao exato cumprimento da lei ou promover a anulação da licitação.

Transparência

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou uma notícia de fato para averiguar a legalidade e a adequação de mudanças propostas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) nas placas que indicam a balneabilidade das praias catarinenses. O objetivo é avaliar o impacto na transparência das informações ambientais, a possível perda de acessibilidade das orientações para os cidadãos e a eficácia do novo modelo. A instauração ocorreu após notícias na mídia de que o IMA estaria planejando modificar o sistema de sinalização de balneabilidade nas praias, substituindo as tradicionais placas que indicam se a água é própria ou imprópria para banho por placas contendo um QR Code para acesso aos relatórios on-line. A mudança seria motivada por supostos atos de vandalismo frequentes, que danificam ou destroem as placas atuais.

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Balcão de Empregos de Chapecó tem 949 vagas em 216 empresas

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem disponíveis nesta semana, 949 vagas disponíveis, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.