segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Destaque / Eleições no parlamento dão o tom da construção política em Santa Catarina
O deputado e atual presidente do Legislativo, Moacir Sopelsa (MDB) (Vicente Schmitt/Agência AL)

Eleições no parlamento dão o tom da construção política em Santa Catarina

Uma nova construção política começa hoje, em Santa Catarina e dá o tom da futura governança no Estado. O cenário que se desenha a partir da posse dos 40 deputados e da composição da nova presidência no parlamento catarinense tem em sua costura a construção que o governo Jorginho Mello, quer dar: a união das forças e a acomodação política no Estado. O governador, pela primeira vez no Executivo, mostra o que aprendeu no Parlamento: não é pelo caminho do cabo de guerra que se ganha. Muitas vezes mesmo tendo a vez, tem que ceder. E foi isso que o PL fez, mesmo sendo maioria, com 11 cadeiras, fez uma construção democrática com as bancadas, o que resultará, ao que tudo indica, na presidência na Alesc, pelas mãos do deputado Mauro De Nadal (MDB).

Uma amarração sólida onde o lider do executivo terá mais abertura na aprovação de suas propostas e emendas constitucionais, que muitas vezes são reprovadas ou mesmo engavetadas por simplesmente entraves partidários e interesses políticos contrários. Uma construção que começou já em janeiro e agora toma corpo. Nos últimos dias o governador sancionou oito novas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa e que entraram em vigor em Santa Catarina. Normas em áreas como educação, transparência na administração pública, pessoas com deficiência, e proteção à mulher. Todas de origem parlamentar. Por outro lado, a presidência com Mauro De Nadal, que contou com a ajuda do deputado Julio Garcia (PSD), consolida também uma vitória ao MDB que com apenas seis cadeiras, alcançou a maioria dos votos. Claro, que eleição é uma caixinha de surpresas e só há certezas após o resultado. Porém, ao que se desenha e vem sendo construído nos últimos dias, hoje 1º de fevereiro, marca-se o início de uma nova era política catarinense, com um legislativo autônomo, mas alinhado aos interesses de Santa Catarina e um governo menos radical e mais portas abertas. De acordo com a assessoria do Governador, a expectativa é de otimismo, já que muitas ações do governo dependem do Legislativo. “Estou animado para que os trabalhos se iniciem o quanto antes, para que as votações comecem e o governo possa entregar para os catarinenses aquilo que o Estado precisa”, frisou o Governador.

Despedida

O deputado e atual presidente do Legislativo, Moacir Sopelsa (MDB), está em clima de despedida. Depois 6 mandatos consecutivos como deputado totalizando mais de 30 anos de mandatos estaduais e municipais em Concórdia e a interinidade como Governador do Estado, ele deixa a vida política. Nesta semana, duas visitas institucionais marcaram os últimos dias do deputado como presidente da Assembleia Legislativa. Ele esteve com o procurador-geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Fernando Comin, agradecendo a parceria da instituição para com o Parlamento e visitou o desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça. A harmonia e independência entre os poderes durante o ano em que ocupou a presidência da Alesc foram a tônica dos encontros.

Não aprovado

uízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, por unanimidade, desaprovaram as contas do diretório estadual do Partido Solidariedade, referente ao exercício financeiro 2020. O desembargador Alexandre D’Ivanenko, relator do processo, destacou a obrigação da devolução ao erário dos valores gastos irregularmente com recursos do Fundo Partidário. O partido Solidariedade foi condenado e devolver ao Tesouro Nacional a quantia de R$ 143.944,69, sendo R$ 130.858,81 relativa à ausência de regular comprovação da aplicação de recursos do Fundo Partidário, acrescido de multa de 10%.

Economia

O serviço digital de emissão de atestado de antecedentes criminais, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação da Polícia Civil (GETIN), já resultou em uma economia de recursos para o Estado e a sociedade, que passa a ter a certidão em formato digital. Em 10 dias foram emitidos mais de dois mil atestados de antecedentes. A solicitação pode ser feita pelos cidadãos que possuem RG emitido em Santa Catarina. O formulário está disponível na Delegacia Virtual da Polícia Civil, pelo endereço https://delegaciavirtual.sc.gov.br/antecedentes

Industria cresce

Economia catarinense registra a 2ª expansão consecutiva, 0,6%, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, referente a novembro de 2022. Já a média nacional registrou queda de 0,5% e em comparação aos estados e, Santa Catarina teve a 3ª maior expansão da atividade econômica no mês, até outubro, apontam os dados do Observatório FIESC. A indústria de SC cresceu 0,3% na análise mensal, após registrar três quedas consecutivas em sua produção. A metalurgia e a fabricação de produtos de metal também subiram 4,1% e 4,5%, respectivamente impulsionados pelas exportações, com destaque para as vendas de laminado plano de ferro e fios de cobre.

Nota de pesar

Faleceu, nesta terça-feira (31), aos 87 anos o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Concórdia, Luiz Suzin Marini. Político atuante, tinha grande popularidade na sua região. Natural de Concórdia foi vereador, prefeito do município, deputado estadual por dois mandatos e presidente do Tribunal de Contas do Estado. Na terra natal, desenvolveu atividades na agropecuária e no comércio. Foi reeleito deputado, mas renunciou ao mandato em 1995, para assumir o cargo de Conselheiro no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). Entre 2007 e 2008, foi Secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia.

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Mônica Foltran
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.