A Secretaria de Saúde de Chapecó, através da Gerencia de Saúde Bucal, realizou nesta semana no auditório da Prefeitura, uma capacitação para todos os Cirurgiões Dentistas da rede pública.
De acordo com Gerente de Saúde Bucal Giancarlo Moschetta, no encontro foi apresentado aos profissionais os resultados do levantamento epidemiológico, que foi realizado no município nos anos de 2023/2024 em todas as escolas públicas do município, em parceria com a UCEFF. Esse estudo consegue, através de um índice chamado CPOD, medir na população escolar a quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados por aluno em média e quais as regiões da cidade precisam de maior atenção, em relação aos problemas bucais.
O Secretário de Saúde de Chapecó, João Lenz, destaca que é importante repassar os dados para as equipes que atuam no dia a dia com a comunidade. Segundo ele, Chapecó ficou com um índice geral médio CPOD de 1,29, para crianças com 12 anos, o que caracteriza baixa incidência de cáries, mas percebeu-se diferenças entre as regiões da cidade nesses números. “Com conhecimento desses resultados, os profissionais podem melhorar o planejamento, para 2025, das ações de prevenção e promoção em Saúde nos territórios em que atuam”, comentou. Ele destaca ainda a importância das parcerias da Administração Municipal com as Universidades locais e do investimento em educação permanente dos profissionais. “Isso se reverte em um serviço mais qualificado no atendimento a toda população chapecoense”, finalizou.
Fonte: Imprensa/PMC