A Escola de Artes de Chapecó reiniciou as atividades letivas do ano de 2022. Para melhor acolher estudantes e professores, o espaço passou por uma renovação em sua fachada, com pintura e produção de um mural que conta parte da história da Escola. O trabalho foi desenvolvido pelos professores de artes visuais juntamente com o artista Digo Cardoso.
Sidimar Geremia, professor que coordenou a elaboração, explica que o objetivo era resgatar momentos da história da Escola e compô-los com as artes ensinadas, além de englobar tudo com outras iniciativas desenvolvidas pelo espaço.
“A parte realizada pelo Digo traz o ano de fundação da Escola (1979). Seguindo o mural, temos a representação da cerimônia de inauguração e, a partir disso, todas as linguagens artísticas que são ensinadas, principalmente os primeiros cursos, que foram: violão, balé e desenho”.
Geremia destaca que as cores utilizadas foram as primárias, base para todas as outras. Na composição foram utilizados elementos das histórias em quadrinhos, como os balões de fala, que remetem à Gibiteca Sidimar Geremia, uma das atividades desenvolvidas pela Escola, e que possui um dos maiores acervos de gibis (histórias em quadrinhos) de Santa Catarina. As técnicas utilizadas foram spray, pintura mural com rolo e pincel, além de estêncil.
Digo Cardoso, o artista convidado para participar da produção junto com os professores, conta que no local já existia uma pintura sua, por isso foi chamado para compor o novo mural. “A direção da Escola me procurou para explicar que, devido à pintura, teria que ser apagada a arte que lá estava, e prontamente topei participar da nova elaboração”.
Cardoso explica que a transitoriedade é uma característica da arte de rua, em que as produções são efêmeras, se degradam e desaparecem com o tempo. “Uma hora aparece num lugar, depois some e aparece em outro. Acho isso uma das poesias da arte urbana, essa ideia de ‘quem viu, viu’. Aguça a percepção das pessoas, gera curiosidade”, completou.
Segundo ele, sua parte no mural foi desenvolvida a partir de elementos já presentes no seu estilo. “É um personagem já estabelecido no meu trabalho, busquei fazê-lo com referências à arte urbana, ele usa a técnica do spray com extintor, que considero bem impactante”.
A Escola de Artes de Chapecó está localizada na Av. Nereu Ramos – 729, Centro de Chapecó. Informações sobre matrículas remanescentes serão disponibilizadas no site https://www.escoladeartesdechapeco.com.br/ a partir de quarta-feira (09). Outras dúvidas através do telefone (49) 3322-3690.
Fonte: Assessoria/PMC