A Escola Luiza Santin, localizada no bairro Santa Maria, está contabilizando o prejuízo causado pelo temporal ocorrido na semana passada. Um relatório produzido pela equipe gestora da unidade indicou que dezenas de telhas foram danificadas, além de cumeiras, barrotes, vidros, canaletas e o forro de várias salas de aula.
A secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, disse que o estrago foi grande nesta que é uma das três escolas municipalizadas, pelo termo de otimização das redes 001/2022, entre o município e o governo do estado. Além da EEB Luiza Santin o município assumiu a EEB Neiva Maria Costella e EEF Alécio Alexandre Cella.
No entanto a Prefeitura de Chapecó ainda aguarda o termo de cessão de uso dos espaços para finalizar o processo de municipalização.
Com isso a secretaria de Educação teria mais segurança jurídica para fazer o investimento de recuperação da unidade. A reforma é urgente já que as aulas iniciam no dia 13 de fevereiro.
Outras unidades com destelhamentos provocados pelo vendaval do dia 23 de janeiro já foram recuperadas pela Prefeitura. São elas: CEIM Nova Era, EBM Anita Garibaldi, EBM Waldemar Kleinubing e EBM Rodeio Bonito.
Fonte: Assessoria/PMC