quarta-feira , 18 setembro 2024
Home / Notícias / Estiagem no oeste é tema da visita da Ministra da Agricultura em Chapecó
Fotos: Bruno Pace Dori/Diário do Iguaçu

Estiagem no oeste é tema da visita da Ministra da Agricultura em Chapecó

Foto: Guilherme Martimon/MAPA

Na tarde desta quarta-feira, dia 12 de janeiro, a Ministra da Agricultura Tereza Cristina esteve em Chapecó para um encontro com as lideranças políticas e do agronegócio de Santa Catarina.

Tereza Cristina está em roteiro pelo sul do país para ver de perto a real situação dos produtores rurais e criadores de proteína animal que vem sendo castigados pela estiagem que atinge os três estados da região, além do Mato Grosso.

Estiveram presentes, além do Governador Carlos Moisés e do Secretário Estadual de Agricultura Altair Silva, proponente do evento; vereadores, prefeitos e secretários municipais de agricultura do oeste, deputados federais e estaduais, representantes de cooperativas e instituições do setor produtivo, bem como agricultores.

Com absoluta compreensão de seu papel de agregadora, promovendo a cooperação entre os órgãos que dão suporte ao seu ministério a ministra disse que “a agricultura no Brasil é forte, organizada, tecnológica e competitiva, além de sustentável. Fico muito orgulhosa por ver o produto do agro brasileiro nas prateleiras dos supermercados nos países por onde ando divulgando o Brasil e fazendo parcerias fundamentais para nos colocar em elevado patamar mundialmente. Há países com agricultura do mesmo porte, mas não maiores que o Brasil”

O secretário Altair Silva apresentou ações e programas para aumentar a resiliência hídrica no estado como o “SC Mais solo e água”, que tem o objetivo de cuidar da água e proteger o solo através de isolamento e recuperação de mata ciliar, proteção e recuperação de nascentes, terraceamento e cobertura do solo. O programa oferece um crédito de até R$ 30 mil à famílias de agricultores, sem juros e carência de cinco anos. Além do ”Reconstrói SC” e do “Água para todos”, programas que atendem os produtores do estado com aporte financeiro, prazo e subsídio nas parcelas por parte do governo.

Os recursos disponibilizados pelos programas podem ser acessados através das Secretarias de Agricultura dos municípios.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento do estado, o governo catarinense planeja investimento de R$ 150 milhões para minimizar os impactos da estiagem no meio rural.
Mais cedo a Ministra Tereza Cristina visitou a propriedade rural da família Menegatti, no interior de Chapecó.

 

Fonte: Assessória/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó aprova mais de um milhão de metros quadrados de construções por ano

  O crescimento de Chapecó tem se refletido também no setor da construção civil. Nos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.