A parceria entre as entidades públicas, Corpo de Bombeiros Militar, Prefeitura Municipal de Itá, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), possibilitou dar início a esse projeto de inclusão social, na tarde do dia 02 de fevereiro, onde ocorreu a cerimônia de entrega de 02 (duas) cadeiras anfíbias, que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência física e cadeirantes na prainha de Itá por meio do Projeto Praia Acessível.
O 3º Sargento Suzin, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Itá, acompanhou a entrega das cadeiras, realizada através da prefeitura do município, representada pelo Prefeito em Exercício Moacir Sartoretto, juntamente, com a Promotora de Justiça Aline Boschi Moreira, demais bombeiros e Guarda Vidas Civis.
O
uso das cadeiras é de supervisão dos guarda-vidas que monitoram e protegem os banhistas. Por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, é possível consultar em quais praias há disponibilidade desses equipamentos. O projeto Praia Acessível junto à Operação Veraneio teve início em 2013 em praias da região sul de Santa Catarina e agora iniciou em Itá, primeiro município do interior do estado de Santa Catarina a executar esse projeto em lago.
Todas as pessoas têm direito a um bom banho de mar. Essa é a premissa do Projeto Praia Acessível, iniciativa do CBMSC que atende a pessoas com diferentes graus de deficiência física e mental em 68 praias de 23 cidades litorâneas, e a partir de ontem, no Lago na Prainha de Itá.
Todas as pessoas que visitam Itá, moradores de toda a região, com algum tipo de deficiência física e mental, poderão acessar o serviço, procurando os guarda-vidas, na prainha de Itá, diariamente, até o término da Operação Verão, prevista para o dia 24 de abril de 2022. Ou então ligar para o Grupamento de Bombeiros de Itá no número (49) 3452-8674, agendando o dia de interesse.
O Grupamento de Bombeiros Militar de Itá, intensificará as atividades desse projeto iniciando com 01 (um) dia recreativo, com todos os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itá, posteriormente, estenderá aos demais municípios da região.
No Município de Itá, estão sendo desenvolvidos o Programa Alerta Vermelho e o Projeto Praia Acessível e durante a atual Operação Verão, serão desenvolvidos o Projeto Golfinho e Bombeiro Mirim.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar