No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde do Trabalhador. Por isso a VIII edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador, foi realizada nesta semana pela Secretaria de Saúde de Chapecó, Prefeitura Municipal e o CEREST Regional de Chapecó, no auditório da UCEFF. Depois de três anos, o evento, que sempre é realizado no mês de abril, voltou a ser presencial, mas também com participação online. Foram 230 participantes.
O tema deste ano foi “Saúde Mental e a Interface do Trabalho”. Na terça-feira a palestrante Andréa Luiza da Silveira, Psicóloga Clínica e do Trabalho, trabalhou com a temática de trabalhadores da agroindústria e o adoecimento mental desta categoria. Em momento aberto para questionamentos do público presente foram também citados o adoecimento dos profissionais da saúde e fragilidades na assistência aos profissionais que realizam o cuidado e atendimento.
No segundo momento, durante à tarde, a enfermeira Luciana Hendges, acompanhada pela equipe de apoio multiprofissional da Atenção Básica, demonstrou o uso de Práticas Integrativas no adoecimento mental na atenção básica, com amostra para o público da técnica Chi Kung, Reiki, meditação guiada e musicoterapia, expondo as atividades realizadas em terapias de grupo.
A VIII edição da SEMPAT provocou uma reflexão sobre o trabalho e sua relação com a saúde mental, onde o trabalho é um dos determinantes da saúde e do bem-estar do trabalhador e da trabalhadora e de sua família. Além de gerar renda, que viabiliza as condições materiais de vida, tem uma dimensão humanizadora e permite a inclusão social de quem trabalha, Assim, ele pode ter um efeito protetor, ser promotor de saúde, mas também pode causar mal-estar, sofrimento, adoecimento e morte.
O evento se estendeu até quarta-feira, com o 1º Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macrorregião do Grande Oeste de SC, abrangendo mais de 70 municípios.
Na abertura do evento estiveram presentes o vice-prefeito, Itamar Agnoletto, o secretário adjunto da Saúde, Nédio Conci, o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Teloken, entre outras autoridades.
Fonte: Assessoria/PMC