A exposição “Trançando caminhos”, proposta pela artista Sirli Freitas, está na Galeria Neocy Fin, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. A exposição, que foi selecionada através do Edital de Seleção de Exposições de Artes Visuais 2022, segue até o dia 29 de março de 2024.
A exposição é um collab entre a fotógrafa Sirli Freitas e as trançadeiras haitianas Lutania Charles e Sophonia Elysee, que através da fotografia, do vídeo-carta e de uma instalação feita de tranças com cabelos sintéticos, busca apresentar sensivelmente, o processo de fazer morada longe de casa, de alguns haitianos que chegaram ao interior de Santa Catariana.
A proponente da exposição Sirli Freitas é formada em Comunicação Social pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó, com Especialização em Letras, Língua e Literatura. Ela atua como fotojornalista e produtora cultural. Seu trabalho e pesquisa fotográfica é um mergulho em culturas que estão às margens da sociedade, e está diretamente ligado à cultura dos povos indígenas, caboclas e migrantes.
As visitas são gratuitas e devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os agendamentos podem ser realizados através do e-mail: artesvisuais@chapeco.sc.gov.br. A Galeria Neocy Fin está localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, Rua Assis Brasil – 20D, Centro de Chapecó.
Crédito texto e imagem: Assessoria PMC