segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Chapecó / Famílias Acolhedoras participam de confraternização

Famílias Acolhedoras participam de confraternização

Na sexta-feira (29), o Serviço de Acolhimento Familiar, junto com a Secretaria da Família e Proteção Social, e com a parceria da Rua do Lazer e da Escola de Artes, promoveu um evento de confraternização com as famílias acolhedoras. O objetivo foi comemorar o sucesso desse programa que permite que diversas crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência tenham experiências de cuidado e principalmente de afeto. Durante a programação teve almoço e diversas atividades de lazer e apresentações culturais, para que todos pudessem compartilhar dessa alegria e generosidade que é fazer parte do Família Acolhedora.
No município de Chapecó são 33 famílias que fazem parte desse programa. Essas famílias se disponibilizam a acolher crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência que estão em medida de proteção ou situação de hipervulnerabilidade. De acordo com a Secretária da Família e Proteção Social de Chapecó, Ariete Lauxen, os acolhidos passam a residir e a participar do dia a dia da família, vivenciam a rotina e recebem os cuidados que necessitam. Em contrapartida o município auxilia com um subsídio mensal para manutenção dos acolhidos. “O ato de abrir as portas da própria casa e receber alguém em sua família, é um ato de amor, e isso é vivenciado diariamente no Serviço de Acolhimento Familiar”, comentou.
Algumas famílias compartilharam o sentimento de fazer parte desse serviço. Lorena e Sirlei, que acolhem em suas casas idosos e pessoas com deficiência há vários anos, afirmam que o sentimento é de amor. “Acolher é fazer o bem, acolher é transbordar de amor pelas pessoas que estão necessitando desse cuidado e afeto”, afirmou. Já Sirlei diz que fica feliz em ajudar o próximo. “Me sinto muito feliz em amar e acolher o próximo, é um sentimento muito bom, tanto para os acolhidos quanto pra nós que somos família e cuidamos deles”. Já Daiana que entrou no serviço neste ano é gratificante fazer parte. “Apesar de novata, ser Família Acolhedora é muito gratificante, eu amo cada uma das minhas acolhidas e me sinto muito feliz em ter elas em minha casa”, comentou.
Sidânia, que acolhe crianças e adolescentes há aproximadamente oito anos, revela que ser família acolhedora é uma troca. “Você dá tudo aquilo que você tem de experiência enquanto ser humano, enquanto pai, enquanto mãe e você recebe em troca amor, carinho, todos os dias. Ser família acolhedora é muito gratificante, aprendi muito e aprendo todos os dias, são crianças e adolescentes que vem de famílias diferentes, de lugares diferentes e você tem que encaixar elas na tua família, na tua rotina. Ser família Acolhedora é uma honra, e eu peço a Deus todos os dias pra que eu possa fazer a diferença na vida de cada um deles”, afirmou.
A integração entre as famílias, acolhidos e equipe técnica é o que faz com que essa modalidade, seja a forma mais qualificada de acolhimento. Esse evento, além de diversão, foi um momento das famílias e acolhidos partilharem da emoção que envolve esse ato tão significativo na vida de todos e reforçar o sucesso dessa parceria que transforma vidas.

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.