Na quarta-feira (28) a Secretaria de Saúde promoveu uma atividade alusiva ao Fevereiro Roxo – mês de conscientização sobre Fibromialgia, Lúpus e Doença de Alzheimer. A atividade intitulada “Uma conversa sobre: Fibromialgia, Lúpus e Doença de Alzheimer”, aconteceu no Centro de Cultura e Eventos e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, dentre eles, pacientes, profissionais de saúde, estudantes e população em geral. Também estiveram presentes integrantes da associação de fibromialgia da região de Chapecó.
Os ministrantes foram André Luiz Bortoluzzi, médico reumatologista, Chintia Thomas, médica neurologista e a nutricionista Geile Fistarol. Ainda, foi realizada técnica de relaxamento e respiração com os participantes, conduzida pelos educadores físicos Álvaro Cezar e Ronie Urnau. E, ao final, equipe da Secretaria de Segurança Pública orientou os participantes sobre o fluxo para a solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia.
Segundo o Secretário de Saúde Jader Danielli, é necessário levar ao conhecimento da população informações sobre as implicações das doenças abordadas no dia de hoje. “Isso impacta na melhoria dos cuidados com as pessoas portadoras das doenças e consequentemente uma melhoria na qualidade de vida”, comentou.
Crédito texto e imagem: Assessoria PMC