quarta-feira , 18 setembro 2024
Home / Cultura / Filmes que tiveram apoio da Fundação Cultural de Chapecó foram destaque no Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024
Equipe do filme Efapi Boul na mostra Conversas FAM Foto: Divulgação

Filmes que tiveram apoio da Fundação Cultural de Chapecó foram destaque no Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024

Parte dos profissionais chapecoenses que participaram do FAM 2024

Ocorreu, entre os dias 05 a 11 de setembro, na capital do estado, a 28ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 e o 8º Encontro de Coprodução do Mercosul (ECM), principal festival e evento de mercado do cinema e do audiovisual em Santa Catarina. Sete produções chapecoenses – entre curtas-metragens, telefilmes e longas-metragens – participaram em diferentes mostras e atividades, com três delas sendo premiadas ao final.

O curta-metragem O Que Fica, produzido pela Looping Filmes e dirigido por Fabiane Bardemaker e Daniel Edu Mayer, foi exibido na Mostra Curtas Catarinenses, que leva às telas produções feitas em nosso estado. O filme, que aborda o abandono de pequenas escolas do campo e como isso afeta o êxodo rural, foi contemplado como Melhor Curta Catarinense – Prêmio do Júri.

O telefilme Efapi Boul, dirigido por Daniela Farina e João Fernando Lucas, produzido pela Três Quadros Filmes, foi pauta de uma das Conversas FAM, com o tema “futebol e imigração”. A produção conta a história do time Efapi Boul, formado por imigrantes haitianos que vivem em Chapecó que, após vencer a 1ª divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Chapecó – em plena Arena Condá – luta para manter-se na elite municipal na temporada seguinte. O debate também contou com a presença de Andre Stevenson, personagem do filme e presidente do Efapi Boul.

No ECM participam produções que ainda estão em desenvolvimento ou que buscam parcerias para ser executadas. Duas iniciativas da produtora Enseada Cultural estiveram presentes e foram premiadas no Encontro. Kunhangue – Criação do Universo, filme do cineasta Alexandre Werá, que participou de laboratório de desenvolvimento, foi contemplado com o Prêmio Descoloniza. Já a produção Cortejo dos Mortos, longa-metragem do diretor Jandir Santin, participou de mesas de negócios em busca de financiamento para produção e foi premiado com Menção de Coprodução pela Magma Filmes, da Argentina.

Além destes, outras produções da Três Quadros Filmes e da Margot Filmes estavam disponíveis na Biblioteca FAM, espaço onde players, canais de televisão, plataformas de streaming e produtoras interessadas em licenciamento e coprodução tem acesso e conhecimento às obras para parcerias futuras.

Todas as iniciativas, em algum momento da produção, tiveram apoio e financiamento da Fundação Cultural de Chapecó através de editais públicos, seja através do Edital das Linguagens, seja através da execução da Lei Paulo Gustavo em Chapecó. “A gestão municipal de Chapecó parabeniza os nossos artistas, que tem levado nossa cidade, suas histórias e personagens para o Brasil e o mundo. Esses são resultados de uma política cultural sólida, que olha para os profissionais da arte, que oportuniza o fazer cultural e que entende a arte e a cultura como um importante movimento econômico do município”, destacou Jassanan da Silva, presidente da Fundação Cultural de Chapecó.

 

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Museus de Chapecó participam da 18ª Primavera dos Museus

Os museus de Chapecó confirmaram sua participação na 18ª edição da Primavera dos Museus, que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.