Entre 31 de março e 30 de junho, os Museus de Chapecó realizam a exposição “Chapecó Otaku: Personagens em mangá do universo anime de Marcos Lopes Augustinho”. Com entrada gratuita, o objetivo é promover a área de artes visuais, divulgando o trabalho do jovem artista Marcos Lopes Augustinho, que domina o desenho na estética mangá.
A expressão “otaku” é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás, palavra que passou a ser utilizada após o ensaio de 1983 de Akio Nakamori para a revista Manga Burikko.
Marcos Lopes Augustinho nasceu em Porto Alegre/RS em 05/04/2003, e reside em Chapecó/SC. O artista frequentou o Serviço de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação – SAAH/S no Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick – CAPP, e se destacou na linguagem do desenho buscando sempre ser criativo em seus trabalhos. A partir disso levou o desenho para sua vida, sendo um hobby e uma forma de expressão, pesquisou por conta própria a arte digital em diversas criações foi aprimorando suas técnicas através do celular.
A “Chapecó Otaku: Personagens em mangá do universo anime de Marcos Lopes Augustinho” é promovida pela Fundação Cultural de Chapecó, através Gerência de Cultura, Patrimônio e Memória, com organização do Setor de Artes Visuais em parceria com o Museu de História e Arte de Chapecó e o Museu Antônio Selistre de Campos.
A exposição abre dia 31 de março às 15h, e a visitação pode ser realizada até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30min. O Museu de História e Arte de Chapecó e o Museu Antônio Selistre de Campos estão localizados na Av. Getúlio Vargas – 17N, Centro. Outras informações através do telefone (49) 99193-9419 ou pelo e-mail artesvisuais@chapeco.sc.gov.br.
Fonte: Imprensa/PMC