A Fundação Cultural de Chapecó anunciou mudanças na programação do “Cultura em Debate”. A iniciativa, que ocorreria em duas datas, será realizada somente no dia 1º de abril.
Anteriormente, previa-se a realização da Audiência Pública da Lei Paulo Gustavo, além de pré-conferências setoriais, revisão do Plano Municipal de Cultura e Conferência Municipal de Cultura. Agora, somente será realizada a Audiência Pública para a pactuação dos mecanismos de financiamento da Lei Paulo Gustavo.
A mudança se deu pois ainda não foi divulgado pelo Ministério da Cultura (Minc) o Documento Base que dará subsídios para as Conferências de Cultura. A Fundação Cultural de Chapecó havia definido esta data em atendimento às Portarias CNPC/SECULT/MTUR Nº2 e Nº3 de 2022, que definiam o período de 1º de março a 31 de maio para a realização das Conferências Municipais. Porém, com a não-publicação do Documento Base, entende-se que seria precipitado realizar a Conferência Municipal de Cultura de Chapecó sem a abordagem temática que será posteriormente debatida nas Conferências Estadual e Nacional
“Assim que for publicado o Documento Base, vamos remarcar a Conferência Municipal de Cultura de Chapecó. Dessa forma, poderemos conduzir os debates de acordo com a temática geral, que depois também será debatida em outros níveis federativos. Reforçamos o convite para a participação de toda a comunidade na Audiência Pública da Lei Paulo Gustavo, que será um importante mecanismo cultural e que depende da participação da sociedade civil para sua aplicação”, declarou Fellipe de Quadros, presidente da Fundação Cultural de Chapecó.
Programação
Local: Sala Welcy Canals do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês
01 de abril:
8h: Audiência Pública da Lei Paulo Gustavo
Fonte: Assessoria/PMC