quarta-feira , 18 setembro 2024
Home / Chapecó / Galeria Neocy Fin recebe na próxima semana a exposição “Atento ao tempo”

Galeria Neocy Fin recebe na próxima semana a exposição “Atento ao tempo”

Na quinta-feira da próxima semana (19), às 15h, será realizada a abertura da Exposição “Atento ao tempo”, do artista visual Leandro Jung, na Galeria Neocy Fin. O projeto foi selecionado pelo Edital de Chamamento Público N° 004/2024, para realização de Exposições de Artes Visuais na galeria, localizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.
A exposição “Atento ao tempo” traz para Chapecó um conjunto de 10 obras da produção do artista, composta por trabalhos em diferentes linguagens, entre elas fotografia, objeto, instalação, entre outras, produções que revelam as preocupações ambientais que o artista desenvolveu em sua poética no período dos últimos 10 anos (2014 a 2024)
Ela é resultado das vivências pessoais do artista, que é natural da cidade de Orleans (SC), localidade atravessada pelo Rio Palmeiras e que percorre um trajeto até o Oceano Atlântico, na cidade de Laguna, onde reside atualmente. “Em outros tempos o rio possuía águas cristalinas, movia moinhos, irrigava plantações e nutria vidas, mas hoje está marcado por pela mineração e poluição. O tempo, em suas diversas dimensões – histórico, cronológico e meteorológico – conecta passado, presente e futuro, influenciando a natureza e a experiência humana. As mudanças climáticas, a extração de carvão, o desmatamento e outros impactos ambientais se refletem em produções artísticas que registram as transformações do rio e da paisagem ao longo do tempo”, disse o artista.
A exposição “Atento ao tempo” não apenas convida o público a refletir sobre as consequências das ações humanas na natureza, mas também destaca a importância de preservar o legado ambiental para as futuras gerações. Ao unir arte e consciência ecológica, Leandro Jung transforma suas obras em um testemunho visual das mudanças que vivenciou, instigando uma contemplação profunda sobre o impacto do tempo e das atividades humanas no meio ambiente. Deste modo, a exposição pretende estimular os diálogos sobre sustentabilidade e o papel da arte na sensibilização da sociedade.

Sobre a artista
Leandro Jung, natural de Orleans – SC, atualmente vive e trabalha em Laguna – SC. Possui formação em Artes Visuais – Licenciatura e Mestrado em Educação pela Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense. Sua infância e adolescência foram na localidade de Rio Palmeiras Alto, interior de Orleans, território às margens do Rio Palmeiras, lugar onde cultivou um olhar sensível e proporcionou memórias afetivas significativas. No ano de 2023 passou a morar na cidade de Laguna (SC), saindo do território das margens do Rio Palmeiras e se estabelecendo no território em que suas águas se diluem no oceano. Mudou seu endereço, mas não perdeu a sua conexão com o seu lugar de origem.

Serviço:
Local: Galeria Neocy Fin. Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Rua Assis Brasil, 20D, Centro, Chapecó/SC.
Abertura: Dia 19 de setembro de 2024, 15 horas.
Período: De 20 de setembro a 15 de novembro de 2024.
Horários: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.
Agendamentos de visitas mediadas: (49) 3319-1005
Projeto selecionado no Edital de Chamamento Público N° 004/2024 – Exposições de Artes Visuais na Galeria Neocy Fin.

Créditos texto e imagem | Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Ataques, violência, desrespeito e polarização

O que aconteceu com as boas campanhas, os bons políticos e, pior, o que acontece ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.