segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Destaque / Gincana Recicla terá a participação de 3,5 mil alunos de Chapecó e região
Fotos: Leandro Schmidt/PMC

Gincana Recicla terá a participação de 3,5 mil alunos de Chapecó e região

A 2ª Gincana Recicla, que foi lançada na tarde desta segunda-feira, em Chapecó, vai ultrapassar os limites do município e abranger 3,5 mil alunos, de 24 escolas. Destas, dez são de Chapecó e as demais são de Cordilheira Alta (3), Guatambu (6), Planalto Alegre (2) e Caxambu do Sul (3). São 140 professores envolvidos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O lançamento foi no auditório da Prefeitura de Chapecó, com a participação do prefeito, João Rodrigues, do vice-prefeito, Itamar Agnoletto, do secretário de Infraestrutura Urbana, Luiz Paulo Carraro, da gerente de Saneamento, Graciela Heckler, da representante do Consórcio Iberê, Kellen Cassaro, do primeiro secretário da Câmara dos Vereadores, Wilson Cidrão, representantes da Secretaria de Educação de Chapecó, do secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Cordilheira Alta, Alexandre Bergamin, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleberson Matte e do engenheiro agrônomo Luís Carlos Cavalli, representando a Prefeitura de Caxambu do Sul.
O aluno Luiz Fernando Strapazzon, do sétimo ano da EBM Florestan Fernandes, declamou uma poesia representando os alunos.
“O objetivo da gincana é fortalecer o hábito da separação dos resíduos domiciliares, evitando o descarte nos aterros, além de reforçar os 3Rs, que são reutilizar, reciclar e reduzir “, disse Graciela, que coordena a gincana representando a secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria de Educação e Consórcio Iberê. A TOS e a Polícia Militar Ambiental são apoiadores.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a primeira edição da Gincana Recicla, foi um sucesso e por isso ela está sendo ampliada.
“A gincana incentiva a participação das crianças e das famílias para que façam a reciclagem e isso gera economia para a Administração e ajuda a conservar o meio ambiente”, afirmou João Rodrigues.
A bióloga e assessora administrativa do Consórcio Iberê, Kelen Cassaro, destacou que o envolvimento dos demais municípios, que fazem parte das bacias hidrográficas dos rios Chapecó e Irani, permitem uma ação regionalizada.
“É um trabalho de sensibilização que permite a conscientização da comunidade escolar, onde os alunos levam as informações para suas famílias, desviando materiais que iriam para o aterro, para triagem, via associação de catadores”, destacou.
Um dos critérios de pontuação da gincana é o recolhimento de materiais recicláveis, como papéis, plásticos e metais. As coletas serão em datas programadas. Outras tarefas serão a gravação de um vídeo sobre o tema e a construção de um boneco com materiais recicláveis.
Cada município definirá sua premiação. Em Chapecó as três primeiras colocadas terão ruas de lazer na escola. Além disso a escola que ficar em primeiro lugar ganha uma televisão e, a segunda colocada, uma caixa de som.
O período da gincana será de 1º a 28 de junho. O resultado será divulgado no dia 7 de julho, no site da Prefeitura de Chapecó (www.chapeco.sc.gov.br).

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Pelo Estado – Entrevista: Estêner Soratto, deputado estadual

“Quero que minha gestão seja lembrada por trazer transparência, responsabilidade e cuidado” Estêner Soratto, deputado ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.