segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Destaque / Governador “aperta” usuários de drogas com sanção de lei estadual
Jorginho e Jessé Foto: Leo Munhoz/Secom

Governador “aperta” usuários de drogas com sanção de lei estadual

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) deixou “em aberto” a punição para quem porta até 40 gramas de maconha, o Governador Jorginho Mello (PL) sancionou esta semana uma lei que institui a cobrança de multa pelo porte e uso de entorpecentes em ambientes públicos em Santa Catarina.

O texto é de autoria do deputado estadual Jessé Lopes e foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no começo do mês. A multa, estipulada em um salário mínimo, será aplicada a quem for autuado por portar ou consumir drogas ilícitas em espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgão, instituição ou construção pública, incluindo vias públicas e parques. Do total arrecadado com as multas, 50% dos recursos serão aplicados no Fundo Estadual para Melhoria da Segurança Pública, 25% ao Fundo Estadual Antidrogas e 25% para o Fundo Estadual da Saúde.

De acordo com o autor da proposta, a ideia é que aquelas pessoas que se sentem incomodadas em presenciar o consumo de drogas façam a denúncia e a polícia vá para abordar.

Vale lembrar que algumas drogas, como a maconha, são usadas para fins medicinais. Porém, quem a usa com essa finalidade, faz em locais específicos e de forma controlada, não em parques e praças, em meio a famílias, crianças, idosos, desrespeitando completamente as leis vigentes.

Pode ser que, agora, doendo no bolso, essa “turma” passe a agir com mais respeito. Porque, quem é criminoso, traficante, dificilmente se expõe desta forma.

 

Republicanos

Republicanos
foto: Republicanos/Divulgação

Quem duvida é doido! Quando o comando do Republicanos passou para as mãos do deputado federal Jorge Goetten, em Santa Catarina, por manobra do governador Jorginho Mello (PL), para evitar o burburinho, foi divulgado que as alianças firmadas seriam mantidas, pelo menos, num primeiro momento. Parece que este momento já acabou, tanto que nesta quarta-feira, 17, o partido já anunciou apoio ao deputado federal e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi (PL). Até então, o Republicanos iria apoiar Vaguinho (PSD), o candidato do atual prefeito Clésio Salvaro (PSD).

E assim, começam a mexer nas pedras do tabuleiro. E o jogo ainda não acabou!

 

Biguaçu

Em Biguaçu, os partidos de oposição,  PSD, PL, PP, UB e PRD, se juntaram com uma chapa majoritária e lançaram Tuta (PSD) como pré-candidato a prefeito do município. Sua vice será a ex-vereadora Salete Cardoso (PL), que chegou a ter seu mandato cassado. Até o mês passado, Salete estava inelegível, contudo, a desembargadora Vera Lúcia Ferreira Copetti concedeu uma liminar suspendendo os efeitos de um processo disciplinar que Salete respondia do período em que era Secretária Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

A outra opção seria o ex-prefeito Ramon Wollinger, porém o desempenho dele, de acordo com uma pesquisa feita na cidade, não foi tão bom.

Agora, o atual prefeito Salmir Silva (MDB) e vice Alexandre Martins (PODEMOS) encontraram um cenário complicado.

 

Posse

No dia 5 de agosto, o advogado Sérgio Graziano, de Criciúma, será empossado como juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Sua nomeação foi feita no dia 4 de agosto, pelo presidente Lula, que nomeou, em todo país, 16 novos juízes.

 

IPVA

A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) reforça a importância do Projeto de Lei 189/2023, que visa elevar o percentual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) destinado para a manutenção e conservação da malha viária estadual. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc. Com a aprovação do PL, o índice de aplicação de recursos obrigatórios nas estradas passaria para 30%. O PL, de autoria do deputado Fabiano da Luz, ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Transportes e Desenvolvimento Urbano, antes de ir a Plenário.

 

Recesso

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina entrou em recesso na última quinta-feira, 18. Durante o período, estarão suspensas as atividades parlamentares, como reunião das comissões, sessões ordinárias, audiências públicas, entre outras. O recesso encerra no dia 31 de julho, com o retorno das atividades no dia 1º de agosto.

 

Agricultura

A agricultura catarinense recebeu investimentos que superam R$ 107,1 milhões do Governo do Estado em políticas públicas de apoio aos agricultores e municípios no primeiro semestre de 2024. Os recursos foram repassados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) em ações e programas que incentivam investimentos e permanência no campo.

 

 

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.