terça-feira , 17 dezembro 2024
Home / Destaque / Governo apresenta Estação Verão 2024/25
Estação Verão Foto: Eduardo Valente/Secom

Governo apresenta Estação Verão 2024/25

O Governo do Estado convocou toda a imprensa e autoridades para anunciar, nesta segunda-feira, 16, as estratégias preparadas para receber os mais de 3,1 milhões de turistas que estão sendo aguardados no Estado para esta temporada.

O lançamento da Estação Verão 2024/2025 foi realizado com a presença do governador Jorginho Mello (PL), deputados, o senador Jorge Seif (PL), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PL), e membros do secretariado do Governo.

Entre as iniciativas mais inovadoras, destaca-se a criação da Polícia do Turismo, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria de Turismo (SETUR). E os números impressionam: com um investimento de R$ 92 milhões só em 2024, a Operação Estação Verão contará com o envolvimento de 7 mil agentes de segurança. A operação ainda será apoiada por 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros, cobrindo uma extensa faixa litorânea de 560 km e 33 cidades.

Em relação a chegada dos turistas, com novos voos internacionais conectando cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa e Santiago, Santa Catarina prevê um aumento de 23% no número de passageiros em relação à temporada anterior, tanto em voos nacionais como internacionais. A iniciativa reforça a vocação do estado como destino turístico global, contemplando desde praias paradisíacas até a Serra Catarinense e outras regiões. Santa Catarina também consolidou esforços para aumentar o fluxo de cruzeiros na temporada.

A Casan e a Celesc também apresentaram suas ações de reforço para garantir a manutenção do fornecimento de água e energia nas cidades que veem sua população aumentar de forma significativa no verão. Juntas, as estatais estão investindo quase R$ 2 bilhões em obras estruturantes.

Além do reforço na segurança, o Estado amplia investimentos em infraestrutura para a Estação Verão, principalmente nas rodovias que chegam e cruzam Florianópolis. A dúvida que ainda paira é se os esforços serão suficientes diante do fluxo de carros que devem circular diariamente por ali. E se tais obras, se executadas no meio da temporada, não irão complicar ainda mais a mobilidade.

O serviço de saúde do Estado também será reforçado durante este período, que vai de dezembro de 2024 a março de 2025.

PL é vice na Alesc

Carlos Humberto
Foto: Agencia AL/Divulgação

Com o apoio do governador Jorginho Mello (PL) a Julio Garcia (PSD) para presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o cargo de vice, que estava sendo disputado por PL e MDB fica o primeiro. E o nome escolhido é do deputado Carlos Humberto, que este ano foi preterido, não pelo partido, mas por uma parte da cúpula que o comanda, para concorrer à prefeitura de Balneário Camboriú. Agora, chegou a vez dele.

Enquanto isso, mesmo sem ter alocado Carlos Chiodini (MDB) em sua gestão e ainda contar com um pouco de desconfiança dos emedebistas, Jorginho bateu o martelo e garantiu que o acordo feito com o partido se mantém firme e forte.

Tecnologia e inovação

Santa Catarina classificou-se em segundo lugar no ranking nacional do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), atrás apenas de São Paulo. De acordo com a pesquisa inédita do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Estado desbancou o Rio de Janeiro e assumiu a vice-liderança do ranking. O relatório IBID 2014-2024 identifica as potencialidades e desafios de cada estado e macrorregião do país, assim como as mudanças das características econômicas regionais ao longo do processo de transformação do cenário da inovação na última década.

Premiada

A SCGÁS foi premiada no PEx 2024 – Programa de Excelência em Distribuir – promovido pela Commit, holding resultante da parceria entre a Compass e a Mitsui. A premiação reconhece as melhores práticas de gestão entre as concessionárias de distribuição de gás canalizado (CDLs) e destacou o desempenho da SCGÁS em duas importantes frentes. Na classificação geral, a companhia foi reconhecida na categoria ESSENTIAL, pela estruturação de processos fundamentais voltados para a execução operacional e a gestão. Na categoria específica, a concessionária recebeu o prêmio na dimensão Suprimento de Gás, evidenciando sua excelência e boas práticas no gerenciamento do fornecimento de gás natural.

Meta não cumprida

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) mostrou preocupação com o não cumprimento, por parte do governo do Estado, da meta 17 do Plano Estadual de Educação (PEE), que trata da proporção entre professores efetivos e temporários (ACTs) no quadro de servidores da educação. O monitoramento iniciado em 2017, e com atualização de dados feita em junho deste ano, expôs que Santa Catarina tem hoje apenas 27,83% de professores efetivos, situação que vem piorando desde 2022, quando os efetivos representavam 32,97% do quadro — a lei determina que seja 80%.

Atendimento ao cliente

A catarinense Komeco, referência em aquecedores solares, energia solar fotovoltaica e aquecedores a gás, foi a vencedora do Prêmio Reclame Aqui 2024 na categoria Energia Solar em Grandes Operações. O prêmio, que está na 14ª edição, reconhece marcas que buscam a excelência no atendimento ao consumidor. Os vencedores são definidos por voto popular. Em 2024, foram mais de 15 milhões de votos. A Komeco também conquistou o segundo lugar na categoria Casa e Construção – chuveiros e aquecedores.

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Balcão de Empregos de Chapecó tem 583 vagas em 311 empresas

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem disponíveis nesta semana, 583 vagas disponíveis, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.