segunda-feira , 16 dezembro 2024
Home / Cultura / Guatambu inaugura Centro Cultura Porto da Chalana
Foto: Prefeitura Municipal de Guatambu

Guatambu inaugura Centro Cultura Porto da Chalana

O município de Guatambu inaugurou o Centro de Cultura Porto Chalana e abriu a “Exposição Memórias de Guatambu”, nesta terça (26). O espaço, que era uma antiga escola do interior, já desativada, será dedicado ao trabalho das oficinas culturais, de artesanato, música, dança, exposição de memórias, entre outros. A AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, esteve representada pela coordenadora do Colegiado de Cultura da entidade, Roselaine Vinhas, que parabenizou o poder público daquele município e a população, “que tem agora a disposição um belo e amplo espaço para desenvolver as oficinas, realizar apresentações e exposições, regatando a memória e vivenciando o presente da cultura de Guatambu”, ressalta Roselaine, que é presidente da Fundação Cultural de Chapecó.

A vice-prefeita Vera Maria Zandavalli afirmou que este é mais um instrumento para fortalecer a área cultura do município e que a comunidade é merecedora desta estrutura. A diretora Municipal de Cultura, Cristiane Honorato Fonseca, destacou que esse espaço valoriza a cultura do município, já que foi no Porto da Chalana que iniciou a história de Guatambu, com o valoroso e árduo ofício dos balseiros. “Estamos felizes por essa conquista, uma estrutura que estará aberto para a comunidade conhecer e se integrar com trabalhos que já desenvolvem ou pretendem realizar. O centro oferecerá atividades para os alunos da rede municipal e a população em geral. Tem a sala do artesanato que já iniciou o trabalho com a identidade cultural visual, envolvendo as nossas artesãs que desde o início aderiram ao projeto”, enfatiza Cristiane.

“Um espaço que coloca o cidadão em contato com a cultura do município e isso é muito importante para nós que estamos envolvidas, e para todos que queiram conhecer o valoroso trabalho na cultura aqui em Guatambu. Seja o artesanato que já é produzido de várias formas, conforme a criatividade de cada artesã(ão), e também a temática proposta, que nos leva a criar as peças, sendo ainda uma fonte de renda para as famílias”, comemora a artesã Karen Bruxel, representante da comunidade.

Fonte: Assessoria/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Neste sábado (14) tem Althair & Alexandre na Praça Coronel Bertaso

No sábado (14) mais um show nacional fará parte da programação natalina de Chapecó. A ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.