Nesta semana, o Centro Tecnológico de Inovação Educação e Esporte Carlos Alberto Lima da Silva – Betinho, no bairro Esplanada, promoveu o “I Campeonato de Cubo Mágico”, nos períodos matutino e vespertino, nas categorias feminino e masculino.
No período da manhã, participaram as crianças de 7 a 10 anos e, no período da tarde, os estudantes de 11 a 15 anos. Entre eles, estava Guilherme Gonzaga Martins, que frequenta a oficina de jogos de tabuleiro desde o ano passado, contou como foi a preparação para a competição. “A gente fica um pouco tenso na hora e acaba levando mais tempo para realizar o desafio. Desde o ano passado, eu tenho aprendido algumas técnicas com o professor, as quais eu tentei usar quando estava montando o cubo mágico”, disse ele.
O professor Darlei Gandolfi comentou que vários são os jogos trabalhados na oficina, mas que no dia de hoje, o foco foi mostrar as habilidades de lateralidade, coordenação motora e raciocínio lógico montando o cubo mágico. “A nossa intenção é motivar os estudantes por meio da competição saudável, mostrar que eles conseguem finalizar o desafio, e ao mesmo tempo, motivar os colegas que estão assistindo a se desafiarem a montar o cubo também”, afirmou o professor.
Para a Secretária de Educação, Astrit Tozzo, as atividades desenvolvidas nos Centros Tecnológicos de Inovação, Educação e Esportes são fundamentais para ampliar os conhecimentos adquiridos nas escolas. “Com o apoio do nosso Prefeito João Rodrigues, estamos sempre propondo estratégias e espaços que propiciem aos nossos estudantes oportunidades de se desenvolverem, aprenderem e aprimorarem habilidades que são fundamentais na formação de cidadãos conscientes para atuarem na Chapecó de hoje e do futuro”, assegurou Astrit.
Ela reforçou ainda que os respectivos centros tecnológicos compõem parte importante do ensino municipal, pois contribuem para a ampliação da Educação em Tempo Integral, atendendo a Meta 6 do Plano Nacional de Educação. “A Prefeitura de Chapecó através da Secretaria de Educação já inaugurou dois centros multiuso com a finalidade atender os nossos estudantes no contraturno escolar, ampliando o atendimento em tempo integral. Em breve, inauguraremos mais um centro no bairro Santo Antônio e, outra edificação na região norte já foi autorizada”, completou Astrit.
Confira os resultados do “I Campeonato de Cubo Mágico”:
Categoria de 7 a 10 anos – Feminino:
1º lugar: Lara Sofia Mocellin;
2º lugar: Sofia Regina Bosing;
3º lugar: Bárbara Anabela Rubert Baldissera.
Categoria de 7 a 10 anos – Masculino:
1º lugar: Joaquim Augusto Wronski;
2º lugar: Erick de Moura Tavares Peretti;
3º lugar: Davi Lucca Colpo Stockhammer.
Categoria de 11 a 14 anos – Feminino:
1º lugar: Larissa Alves Pereira;
2º lugar: Kiara de Oliveira Martinazzo;
3º lugar: Cecília Mazzeto Fossá.
Categoria de 11 a 14 anos – Masculino:
1º lugar: Daniel Alexander Garcia Zambrano;
2º lugar: Carlos Eduardo da Silva Almeida;
3º lugar: Guilherme Gonzaga Martins.
Fonte: Imprensa/PMC